Informações

Treinamento em Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10)

O Curso de NR 10 visa capacitar os profissionais a fim de prevenir acidentes de origem elétrica e atender as exigências da Norma Regulamentadora nº 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

No mercado de trabalho, algumas funções exigem cuidados específicos devido aos riscos à saúde e à segurança do trabalhador, bem como ao espaço em que está inserido e ao meio ambiente. Os treinamentos abordam as principais características do trabalho com eletricidade, os riscos, as medidas de controle e as técnicas, além dos procedimentos seguros de trabalho em eletricidade, sendo OBRIGATÓRIO para qualquer profissional da área.

A NR 10 é a norma regulamentadora que “estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade”.

Os treinamentos impostos pela NR10 são extremamente importantes pois funcionam como forma de promoção e implementação das medidas de proteção à saúde e à segurança do trabalho. A NR 10 ajuda na redução dos índices de acidentes e consequentemente das mortes causadas por eles.

Existem 2 categorias:

  • NR 10 (Básico)
    O Curso de NR 10 (Básico) O Curso de NR 10 (Básico) é obrigatório conforme orientado pelo MTE. O curso visa preparar o trabalhador para atuar de forma segura em qualquer função que envolva direta e/ou indiretamente eletricidade até 1000 volts. O profissional deve saber agir em situações de riscos de maneira a evitar que sua vida e dos demais corra perigo. Entre os temas abordados estão apresentação da norma, riscos elétricos, combate a incêndios e primeiros socorros.

  • NR 10 (Complementar)
    O Curso de NR 10 (Complementar) tem como objetivo capacitar os participantes para prevenção contra acidentes de origem elétrica, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, que direta ou indiretamente estejam envolvidos em trabalhos com instalações elétricas e serviços com eletricidade em ALTA TENSÃO, acima de 1000 volts. Esta categoria do Curso de NR 10 abordará os temas dispostos ao novo texto da NR 10, conforme PORTARIA Nº 598, composto pela apresentação da norma, riscos elétricos, procedimentos de segurança, combate a incêndios e primeiros socorros, tornando o profissional apto a exercer sua função. Este curso tem como pré requisito já ter realizado anteriormente o Curso de NR 10 Básico e com o certificado em dia.



Perguntas Frequentes:

Quem pode ministrar curso de NR?
Quem Deve Ministrar o Curso de NR-35
Portanto, todo trabalhador que realizará trabalhos em altura (toda atividade executada acima de 2,00 m do nível inferior, onde haja risco de queda) deverá realizar o curso de NR-35, de acordo o disposto na norma regulamentadora nº 35.

Quem é obrigado a fazer NR 10?
É obrigatório para profissionais que tenham contato com baixa e/ou média tensão, ou seja, igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts.

O que fazer para adequar a empresa à nr-10?
1. Sistema de gestão da segurança.
2. Documentação técnica e projetos.
3. Comprovação de treinamentos.
4. Certificações de equipamentos e ferramentas.
5. Procedimentos de trabalho e instruções técnicas.
6. Análises de riscos.
7. Medidas de controle.

Quais são as fases aplicaveis à nr-10?
Objetivo e campo de aplicação da NR 10
A saber, essa norma é aplicável às etapas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, contemplando 5 fases: projeto, construção, montagem, operação e manutenção.

Quais as principais NR?
As principais NRs da indústria e a sua importânciaNR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPIs.
NR-10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
NR-12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
NR-16 - Atividades e operações perigosas.
NR-26 - Sinalização de segurança.

Qual a validade do Curso de NR 10?
A validade de ambas as categorias do Curso de NR 10 é de 2 anos.

Categorias do Curso

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Estados