Informações

Treinamento de EPI (NR 6)

O Curso de NR 6 foi desenvolvido com o intuito de oferecer aos profissionais das mais diversas áreas o acesso às informações mais relevantes no que diz respeito aos equipamentos de proteção individual (EPI). Classifica-se como equipamento de proteção individual todo o dispositivo ou produto de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis a ameaça da segurança e da saúde do indivíduo.

Todo o tipo de atividade profissional que apresente algum tipo de risco à saúde do trabalhador, precisa ser feita adotando-se algum tipo de proteção, em boa parte dos casos, será feita com o uso do EPI . Os EPIs não evitam a ocorrência de acidentes, mas caso estes aconteçam, minimizam sua ação, evitando lesões, por exemplo.

Existem diversos tipos de equipamentos para proteger o trabalhador, um para cada tipo de risco e partes do corpo do usuário. Estes equipamentos de proteção individual deverão conter um Certificado de Aprovação – CA, sendo expedido por um órgão competente do Ministério do Trabalho e Emprego. O EPI só poderá ser colocado à venda ou utilizado com a devida identificação do CA.

Existem cerca de 3 categorias:

  • NR 6 (EPI)
    O Curso de NR 6 (EPI),tem como objetivo de capacitar s trabalhadores referente aos tipos e manuseio de EPIs, de acordo com a NR1 e NR6.

  • NR 6 (Proteção Respiratória)
    O Curso de NR (Proteção Respiratória), tem o objetivo de capacitar os trabalhadores em relação à segurança e saúde do aparelho respiratória, através de conscientização prevencionista.

  • NR 6 (Proteção Auditiva)
    O Curso de NR 6 (Proteção Auditiva), tem como objetivo capacitar os trabalhadores em relação à segurança e saúde do aparelho auditivo, através de conscientização prevencionista.



Perguntas Frequentes:

Quem pode dar treinamento no Curso de NR 6?
Baseado no que a norma exige que para poder ministrar o Curso de NR 6, deve ser um instrutor com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade do profissional qualificado em segurança no trabalho.

Quem é responsável pela guarda e conservação dos EPI's?
Responsabilizar-se pela guarda e conservação. Sendo assim, cabe ao empregador além da responsabilidade de fornecer o EPI, fazer sua manutenção periódica e sua higienização e ao empregado o uso apenas para a finalidade que se destina, sua guarda e conservação.

Qual a validade do Curso de NR 6?
O Curso de NR 6 tem validade indefinida em todas as categorias, mas é recomendável reciclagem de 2 em 2 anos.


Categorias do Curso

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Estados