Informações

Treinamento de CIPA (NR 5)

Ao longo dos tempos, a experiência tem mostrado que a preparação prévia do indivíduo contribui para a melhoria do seu desempenho.

Sabe-se da necessidade de se implantar uma estrutura voltada à prevenção capaz de nortear os riscos de acidentes nas atividades do trabalho.
No que diz respeito à segurança, os esclarecimentos ao trabalhador quanto as possíveis condições inseguras dos ambientes de trabalho e dos procedimentos seguros que deverá adotar, é fundamental para o sucesso na prevenção de acidentes.

Exigido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida como CIPA tem o objetivo de ajudar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a vida e contribuindo para a saúde dos colaboradores da empresa.

Os integrantes dessa comissão, tem como importante papel levar educação permanente aos profissionais da instituição. Os resultados dessas ações educativas aplicadas favorece a saúde e a segurança de todos os colaboradores. O Curso de CIPA é essencial para a formação e manutenção dessas comissões em diversos segmentos.



Perguntas frequentes

Quem pode dar o Curso de CIPA?
O treinamento do Curso de CIPA poderá ser ministrado pelo Sesmt da empresa, por uma entidade patronal, uma entidade de trabalhadores ou um profissional que possua conhecimentos sobre os temas abordados.

Quem realiza o curso é capacitado para que?
Através do Curso de CIPA, você estará qualificado para auxiliar a empresa e os colaboradores na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, harmonizando o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores.

Como é composta a CIPA de uma empresa?
A estrutura da CIPA é composta pelos seguintes cargos:
- Presidente (indicado pelo empregador);
- Secretário e suplente (escolhidos de comum acordo pelo representante do empregador e dos empregados).
Cabe ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTS) fiscalizar a organização das CIPAS.

Quando é obrigatório a implantação da CIPA?
Uma empresa deve contar com uma CIPA quando ela apresenta um quadro de funcionários com mais de 20 trabalhadores. A norma que regulamenta a necessidade de uma CIPA é a NR5.

Qual a validade de um Curso de CIPA?
O Curso de CIPA tem validade de 1 ano.

Categorias do Curso

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Estados