Conforme o aumento da produtividade das empresas com o impacto da revolução industrial foi necessário a criação de normas que atendesse as necessidades da segurança no trabalho, bem como do Curso de NR12 visando cuidar da integridade física e saúde do trabalhador e obrigando as empresas a investir em segurança no trabalho com o melhoramento de suas máquinas e equipamentos. A NR 12 define medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
Um exemplo é as chaves de segurança com bloqueio de trava instaladas em algumas máquinas, que tem como função atuar no momento em que ocorrer uma anormalidade no funcionamento do equipamento como a abertura de uma das portas que dão acesso às partes móveis e perigosas da máquina. As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta Norma, para a prevenção de acidentes e doenças.