Informações

Treinamento de Operação em Espaços Confinados (NR 33)

A NR 33 é uma norma que regulamenta a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Há muitos trabalhadores que atuam nesses tipos de serviços que são executados em locais de difícil acesso, com pouca ventilação e com risco de contaminação ou sufocamento.

Esta norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços. Durante o Curso de NR 33, o profissional aprende as características e particularidades de um espaço confinado, os riscos que ele oferece e como se comportar diante de acidentes e imprevistos. Devem ser capacitados pelo treinamento para trabalhos em espaço confinado os profissionais envolvidos diretamente na execução dos serviços, bem como seus líderes, coordenadores, supervisores, encarregados e responsáveis pela saúde e segurança do trabalhador.

Existem 2 Categorias:

  • NR 33 (Trabalhador Autorizado e Vigia)
    O Curso de NR 33 (Trabalhador Autorizado e Vigia) tem como objetivo capacitar as pessoas que irão realizar algum tipo de trabalho em espaços confinados, orientar sobre os riscos desses locais, demonstrar as formas e técnicas para eliminar os riscos, demonstrar equipamentos necessários para os trabalhos, os procedimentos documentais, as responsabilidades e deveres do trabalhador autorizado e do vigia. Tudo isso para garantir a execução dos trabalhos com qualidade e preservando a vida e a saúde de todos os trabalhadores envolvidos.

  • NR 33 (Supervisor de Entrada em Espaço Confinado)
    Esta categoria do Curso de NR 33 visa orientar o supervisor de entrada quanto as suas responsabilidades, dar condições no que diz respeito a conhecimento para desenvolver sua função, de forma a garantir a execução dos trabalhos em espaços confinados com segurança, preservando a vida e a saúde de todos os trabalhadores envolvidos.



Perguntas Frequentes



Qual é o conceito de espaço confinado?
Espaço confinado é qualquer área ou local não projetado para ocupação humana de forma contínua, o qual tenha meios limitados de entrada e saída e ventilação insuficiente para remover contaminantes, bem como onde possa existir deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Como deve ser feita a medição de gases em espaço confinado?
Deve-se medir a concentração de oxigénio, e a percentagem na atmosfera interior não deve ser inferior a 19,5%. Igualmente, deve-se efectuar a medição dos gases tóxicos ou inflamáveis, em função do tipo e condições do recinto, através de detectores específicos.

Qual é o limite de tolerância do Monóxido de Carbono (CO)?
Em concentrações superiores ao seu LIMITE DE TOLERÂNCIA que é de 39 ppm, poderemos ter como efeitos:
• DOR DE CABEÇA (200 PPM);
• PALPITAÇÃO (1000 - 2000 PPM);
• INCONSCIÊNCIA (2000 - 2500 PPM);
• MORTE (4000 PPM).

Qual a validade do Curso NR 33?
As duas categorias do Curso de NR 33 tem validade de 1 ano.


Categorias do Curso

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Estados