Ao longo dos tempos, a experiência tem mostrado que a preparação prévia do indivíduo contribui para a melhoria do seu desempenho.
Sabe-se da necessidade de se implantar uma estrutura voltada à prevenção capaz de nortear os riscos de acidentes nas atividades do trabalho.
No que diz respeito à segurança, os esclarecimentos ao trabalhador quanto as possíveis condições inseguras dos ambientes de trabalho e dos procedimentos seguros que deverá adotar, é fundamental para o sucesso na prevenção de acidentes.
Exigido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida como CIPA tem o objetivo de ajudar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a vida e contribuindo para a saúde dos colaboradores da empresa.
Os integrantes dessa comissão, tem como importante papel levar educação permanente aos profissionais da instituição. Os resultados dessas ações educativas aplicadas favorece a saúde e a segurança de todos os colaboradores. O Curso de CIPA é essencial para a formação e manutenção dessas comissões em diversos segmentos.