EPC: Entenda os Equipamentos de Proteção Coletiva

Todos os anos são registrados milhares de acidentes de trabalho no Brasil e no mundo.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, calcula-se que a cada 3h 51m, em média, pelo menos 1 pessoa morre no Brasil devido a acidentes de trabalho.

E é para reduzir as consequências deste tipo de acidente, ou até mesmo, para evitá-los que existem os EPCs, os equipamentos de proteção coletiva.

Os acidentes relacionados à falta de EPCs, ou ao uso incorreto, podem ocasionar desde pequenas lesões, até fraturas e mortes nos casos mais graves.

Eles ocorrem por diversos motivos, desde falta de atenção do trabalhador,  esquecimento do EPC e até falta de treinamento por parte do empregador.

A verdade é que muitos acidentes de trabalho podem ser evitados com pequenas mudanças na rotina de trabalho, treinamentos regulares e campanhas para o uso correto dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de EPI do Instituto Santa Catarina!

O que são EPCs?

Os EPCs são equipamentos de proteção coletiva que devem ser fornecidos pelas empresas para proteger trabalhadores e terceiros.

Os EPCs são equipamentos indispensáveis para garantir a segurança de todos em determinadas atividades.

Para os trabalhadores, os EPCs podem ser casos de vida ou morte, oferecendo um local de trabalho mais seguro. 

E para empresas, esses equipamentos ajudam a reduzir gastos com acidentes e minimizar perdas.

Qual a importância dos equipamentos de proteção coletiva?

epi importância

Os EPIs, EPCs e a segurança do trabalho estão diretamente relacionados.

São esses equipamentos que protegem a equipe em caso de acidentes e ajudam a evitar que eles ocorram.

Imagine que uma equipe da sua indústria está trabalhando com a eletricidade desligada, mas a chave que controla o seu funcionamento é acessível a qualquer um.

Por mais que você fale para todo mundo - o que é bastante inviável - que não é para ligar a chave, pode haver uma pessoa desavisada que faça isso colocando em risco toda a equipe.

Isso não aconteceria, por exemplo, se houvesse um cadeado para evitar que a chave seja ligada.

Percebe a diferença?

É por isso que os EPCs são absolutamente indispensáveis e devem ser usados em todos os casos necessários.

Toda empresa precisa de EPC?

Se considerarmos que os EPCs incluem equipamentos simples, como extintores de incêndio e kit de primeiros socorros, a resposta é sim, todas as empresas devem fornecer EPC aos seus colaboradores.

É claro que os tipos de EPCs vão variar conforme a natureza das atividade e ramo de atuação.

Quanto mais risco tiverem as atividades, maior a necessidade de EPCs e EPIs para garantir a segurança de todos. 

Conforme norma regulamentadora a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente EPI e EPC aos seus empregados. Além de promover treinamentos sobre o uso correto, de acordo com a função a ser exercida.

Não cumprir a regulamentação pode resultar em multas para a empresa. Portanto, caso ocorra um acidente, é a empresa que será responsabilizada.

Caso ocorra um acidente de trabalho e a empresa não tenha fornecido os equipamentos, ela pode ser penalizada, além de ter que pagar uma indenização ao funcionário.

Muitos empregados desconhecem, mas podem conversar sobre o assunto na própria empresa com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) ou SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Essas equipes são responsáveis por garantir a segurança de toda a empresa, por isso, é a elas que o colaborador deve recorrer caso observe algum risco que possa causar danos a ele ou outros trabalhadores. 

Caso necessário, e se mesmo após informado à empresa o problema ou risco não for sanado pelo empregador, é possível fazer a denúncia ao próprio Ministério do Trabalho.

Quais normas regulamentadoras citam o EPC?

O EPC é citado nas Normas Regulamentadoras 4 e 9.

De acordo com a NR-4, as empresas são obrigadas a contratar profissionais da área de segurança e saúde do trabalho (SESMT). 

A obrigatoriedade pode variar de acordo com o número de profissionais que trabalham na empresa e da atividade desempenhada por ela.

São esses profissionais que vão avaliar a necessidade de EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs visando cumprir a lei e garantindo a proteção e segurança dos trabalhadores da empresa.

Já a NR-9 fala sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). De acordo com a norma, esse programa tem o objetivo de prever possíveis riscos ambientais e tomar medidas para analisar, avaliar e controlar esses riscos.

São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos encontrados nos ambientes de trabalho capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Seja devido a sua concentração, intensidade ou tempo de exposição.

Neste caso, as empresas devem priorizar o uso dos Equipamentos de Proteção Coletiva, e caso seja necessário, utilizar ainda os EPIs.

Quais os tipos de EPC?

Os tipos de EPC podem ser móveis ou fixos e são instalados no local de trabalho para proteger todos os empregados.

Há vários tipos e sua necessidade varia de acordo com a área da empresa (depósito, escritório, chão de fábrica) e sua atividade (porto, construção civil, montadora).

Abaixo, fizemos uma lista com exemplos dos equipamentos de proteção coletiva usados em indústrias, fábricas, área hospitalar, etc.

Quais são os equipamentos de proteção coletiva?

epc cones

Existem inúmeros modelos de equipamentos de proteção coletiva. O uso vai depender de cada empresa e da equipe de avaliação de riscos.

Conheça alguns exemplos:

  • Grades de contenção, cones e faixas de segurança;

  • Sirenes para incêndio, corrimões, fitas demarcadoras;

  • Placas de sinalização;

  • Plataformas e redes de proteção;

  • Iluminação, piso antiderrapante, sistemas de sinalização;

  • Exaustores e extintores de incêndio;

  • Kit de primeiros socorros;

  • Cadeados que evitam o religamento da eletricidade durante a manutenção de algum equipamento;

  • Chuveiros lava-olhos;

  • Barreiras de bloqueio da radiação; etc.

EPI e EPC: qual a diferença?

Os equipamentos de proteção são divididos em duas categorias: os de proteção coletiva e individual. 

E apesar de ainda serem bastante confundidos pelas pessoas, a diferença entre EPIs e EPCs é muito clara e já está no nome de cada um.

Observe:

  • EPI: Equipamento de Proteção Individual

  • EPC: Equipamento de Proteção Coletiva. 

Enquanto os EPIs são para uso de cada trabalhador, os EPCs tem por objetivo a proteção de todos os trabalhadores ao mesmo tempo, e portanto, são colocados no ambiente ou nos  equipamentos.

Como os empregados devem usar o EPC

O EPC deve ser usado pelos trabalhadores de forma a identificar quaisquer riscos.

Portanto, é preciso ter sempre em mente o que foi aprendido no treinamento, e respeitar todas as medidas de segurança impostas pelos EPCs.

Apesar de o uso correto dos dos EPCs não depender exclusivamente do trabalhador, como acontece com os EPIs, é necessário sempre se antecipar às situações de risco.

Ao aprendermos sobre alguma medida de segurança, é muito comum pensarmos “ah isso não vai acontecer comigo”. Mas os acidentes se caracterizam justamente por serem inesperados.

Então é bom ficar atento!

E se o EPC não neutralizar o risco?

Quando os EPCs não neutralizam ou reduzem os riscos no trabalho é preciso adotar outros caminhos.

Isso pode acontecer devido a alguma inviabilidade técnica, por exemplo, ou situações em que a instalação ainda está sendo feita.

Neste caso é preciso adotar medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho e a utilização de equipamento de proteção individual, obrigatoriamente nessa ordem.

As medidas de controle de risco seguem uma lógica específica para atenuar ou eliminar os riscos do ambiente de trabalho. 

Alguns exemplos são a substituição dos agentes de riscos, alterações na estrutura física do local de trabalho; a procura por novas de realizar determinada tarefa; como o uso de máquinas, por exemplo; entre outras.

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de EPI do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

O EPC pode salvar muitas vidas e evitar muitos acidentes de trabalho quando usado corretamente e de acordo com as normas reguladoras.

Portanto, é importante ter atenção ao ambiente de trabalho e suas condições de segurança e sempre que possível sinalizar irregularidades ou sugerir melhorias.

Curso e treinamentos são sempre bem-vindos para orientar a equipe e garantir a segurança geral.

Como é a relação com a CIPA na sua empresa? Há diálogos sobre segurança e orientações à equipe? Compartilhe suas experiências com a gente!