Orientações de saúde e segurança do trabalho no home office

Formalizado pela Reforma Trabalhista e consolidado pela Pandemia da COVID-19, o teletrabalho traz novos desafios para funcionários e empregadores. Um deles, inclusive, diz respeito às normas de saúde e segurança do trabalho no home office.

Ao contrário do que se imagina, não é porque um colaborador está trabalhando em casa que a empresa vai deixar de ter obrigações legais para com ele. De igual forma, trabalhar remotamente não exclui os deveres do indivíduo como trabalhador: é preciso continuar agindo com pontualidade e assiduidade, bem como cumprir as diretrizes da empresa.

Mas, o que diz a lei sobre o trabalho remoto? Quais são as orientações de segurança do trabalho no home office? Quais são as responsabilidades das empresas? Confira as respostas para essas e outras perguntas no artigo a seguir.

Principais orientações de saúde e segurança do trabalho no home office

Em linhas gerais, as orientações de saúde e segurança do trabalho no home office são praticamente as mesmas já adotadas em ambientes corporativos. Ou seja, independentemente do local da prestação de serviço, continua sendo obrigação do empregador fornecer meios para que o colaborador cumpra suas atividades laborais de maneira adequada e com segurança.

Isso inclui, por exemplo, a orientação quanto aos riscos envolvidos no novo ambiente de trabalho e quais precauções devem ser tomadas para evitar doenças ocupacionais e acidentes. Além disso, continua sendo obrigatória a realização de exames médicos admissionais, demissionais e periódicos.

Quanto a aquisição e manutenção de equipamentos tecnológicos e mobiliários ergonômicos, bem como o reembolso das despesas arcadas pelo funcionário, a lei prevê que tais diretrizes devem ser formalizadas em contrato escrito.

De acordo com o Ministério da Saúde, as empresas devem estar atentas às mudanças profissionais impostas pela pandemia e pela flexibilização das leis trabalhistas. É preciso, em primeiro lugar, buscar meios de garantir a qualidade de vida dos trabalhadores que estão em trabalho remoto. Confira a seguir as principais orientações de saúde e segurança do trabalho no home office.

A escolha do local

Para trabalhar em home office, o local deve ser calmo, com boa iluminação, sem interferências externas como barulhos ou trânsito de pessoas. Em caso de ambientes compartilhados, vale a pena combinar com os demais moradores horários para a utilização do espaço. Em conjunto, é possível estabelecer ainda situações passíveis ou não de interrupções.

Horário de trabalho

Outra entre as orientações de saúde e segurança do trabalho no home office diz respeito à carga máxima de trabalho. É importante estabelecer um horário para o início do expediente e para o seu fim.

Uma situação muito comum no trabalho a distância é extrapolar a carga horária, o que causa cansaço físico e mental, além de estresse e ansiedade. Sempre que houver excessos, vale a pena procurar o superior imediato e reportar o problema a ele.

Ergonomia no home office

Talvez essa seja uma das orientações mais relevantes para a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Ela evita doenças ocupacionais como tendinites, bursites, problemas de coluna entre várias outras e suas dicas são muito simples.

  • Mesa de trabalho: deve ter altura e profundidade suficiente para que as pernas fiquem livres. Os braços e cotovelos devem ser mantidos próximos ao corpo e os materiais de trabalho devem ser posicionados sobre a mesa de forma que sejam alcançados com facilidade;
  • Monitor: segundo as orientações de segurança do trabalho no home office do Ministério da saúde, o comprimento do braço do funcionário deve ser utilizado como referência para a distância que deve ficar o monitor. Além disso, o equipamento deve ficar posicionado na altura dos olhos do funcionário, para evitar que o funcionário trabalhe com a cabeça inclinada, pois essa postura incorreta pode causar lesões na coluna. Pelo mesmo motivo, notebooks devem ser usados sobre suportes específicos;
  • Ambiente: fiações expostas podem causar quedas e dependendo do caso, curto-circuito. Por isso, antes de iniciar o expediente procure se certificar que os fios estejam devidamente protegidos. Preferencialmente, o ambiente deve ser provido de luz natural. Na impossibilidade, pode-se adotar meios artificiais de iluminação ou ainda, combinar iluminação natural com a artificial;
  • Cadeira: a cadeira usada no home office deve ser forrada, confortável e regulável no encosto e na altura. Para ter certeza de que está na altura e posição correta, os cotovelos devem ficar em um ângulo de 90 graus, enquanto os pés devem ficar totalmente apoiados no chão;
  • Postura correta: na hora de se sentar, procure posicionar seus quadris para trás, de forma que fiquem o mais próximo possível do encosto da cadeira. Ademais, não cruze as pernas nem sente sobre elas durante o expediente.

Existe acidente de trabalho no home office?

Apesar de não serem tão comuns, existem acidentes de trabalho no home office, sim. Todavia, é preciso que as causas do acidente estejam ligadas às atividades exercidas no trabalho remoto.

Embora as orientações de saúde e segurança do trabalho no home office estejam mais ligadas à ergonomia do trabalho, não é impossível tropeçar em um fio, sofrer uma queda e fraturar um membro superior ou inferior, por exemplo. Por isso, é tão importante que o empregador instrua seus colaboradores quanto aos riscos presentes no ambiente de trabalho e quanto as formas de preveni-los.

Quer saber mais sobre ergonomia e como ela pode aumentar a produtividade da sua empresa? Então continue acompanhando o nosso blog e descubra outros temas relevantes sobre saúde e segurança do trabalho.