A importância do treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros nas empresas

Ao contrário do que se imagina, combater incêndio e prestar os primeiros socorros às vítimas não é uma habilidade restrita apenas aos bombeiros. Absolutamente! Os funcionários de uma empresa também devem possuir orientações sobre como agir em casos de controle de chamas e salvamentos. Por isso, o treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros é tão importante nas empresas.

O que a NR 23 diz sobre o treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros?

De acordo com a NR 23, todos os locais de trabalho devem possuir dispositivos de proteção a incêndio. E é de responsabilidade do empregador fornecer as devidas orientações para que todos possam utilizá-los com segurança. Entre os citados pela norma, destacam-se os seguintes:

  • Extintores de incêndio;
  • Sistemas de alarme;
  • Portas corta-fogo;
  • Saídas de emergência.

O fato é que o treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros evita que as chamas se espalhem e salva vidas. Por meio dele, os colaboradores ficam cientes de quais as melhores rotas a seguir, como utilizar corretamente os dispositivos contra incêndio e como socorrer um colega de trabalho em caso de queimaduras e inalação de fumaça.

O treinamento

Mais importante do que aprender a combater chamas, é saber como preveni-las. Nesse sentido, o treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros é um grande aliado para proteger o seu negócio, a vida dos seus colaboradores e dos seus clientes.

Isso porque além de oferecer orientações de como escapar em caso de incêndios, um bom treinamento também vai ensinar como preveni-los por meio do reconhecimento dos fatores de risco presentes no ambiente de trabalho.

Da localização de um cabo elétrico nas proximidades de uma fonte de calor ou de bloqueios nas saídas de emergência, o treinamento deve abordar erros comuns que podem comprometer a saúde e a vida dos trabalhadores em caso de imprevistos.

Para isso, no entanto, o treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros deve ser ministrado por uma empresa especializada e experiente no mercado de saúde e segurança do trabalho. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o seu negócio.

Primeiros socorros em casos de incêndio

Apenas alguns segundos podem salvar vidas e no caso de incêndios no ambiente de trabalho isso não seria diferente. Alguns procedimentos, inclusive, são capazes de aliviar o sofrimento das vítimas até que o corpo de bombeiros chegue ao local. Com simples ações você pode salvar vidas!

  • Ligue para os bombeiros e solicite uma equipe de combate a incêndio através dos telefones 192 ou 193;
  • Enquanto espera pelo socorro, evite inalar fumaça. Para isso, molhe um pano e amarre no rosto;
  • Lembre-se que o ar quente é menos denso do que o frio e portanto, sobe. Por isso, em caso de muita fumaça, mantenha-se agachado ao chão;
  • Caso haja alguma vítima com o corpo em chamas, role-a no chão até que se apaguem;
  • Abra espaço para que a vítima possa respirar e não ofereça líquidos a ela;
  • Faça respiração boca a boca caso a vítima não esteja respirando, sempre tapando o nariz dela;
  • Caso o coração da vítima não esteja batendo, realize a massagem cardíaca contando duas compressões por segundo. A cada 30 compressões, efetue a respiração boca a boca.

O papel dos brigadistas no treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros

A brigada de incêndio é formada por um grupo de funcionários da empresa que têm sob suas responsabilidades as ações de prevenção e combate a incêndios. Ou seja, eles garantem que os dispositivos de proteção como extintores, sistemas de alarme e saídas de emergência estejam em perfeito funcionamento.

Além disso, em caso de incêndio, os brigadistas ajudam a evacuar o local e prestam os primeiros socorros às vítimas. Ademais, cabe ainda à brigada de incêndio promover o treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros para outros funcionários da empresa, juntamente com a CIPA.

Não sabe qual a função da CIPA? Então continue a sua leitura com este artigo: Quais são as principais atividades da CIPA?