Iluminação do ambiente de trabalho: o que determina a NR 17?

Mais conhecida como a norma da ergonomia, a NR 17 estabelece diretrizes que buscam garantir a saúde, o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores. Em conjunto com a NHO 11 (Norma de Higiene Ocupacional n.º 11 estabelecida pela Fundacentro), a norma nº 17 define parâmetros que se aplicam a organizações públicas e privadas que possuam funcionários regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Um desses parâmetros, inclusive, diz respeito à iluminação do ambiente de trabalho, fator que quando insuficiente pode comprometer seriamente a saúde física e psicológica dos colaboradores. Quer saber quais são as exigências da NR-17 para o tema e conhecer qual é a importância de uma boa iluminação no dia a dia? Então acompanhe o artigo a seguir.

A relação entre ergonomia e iluminação do ambiente de trabalho segundo a NR 17

Em outras oportunidades já falamos sobre ergonomia aqui no blog. Em princípio, a ergonomia trata da relação trabalhador x ambiente de trabalho e propõe medidas que visam tornar as atividades mais confortáveis e seguras para os colaboradores.

Entre os principais aspectos abordados pela ergonomia, destacam-se a postura, o nível de ruídos, a temperatura ambiente, o mobiliário adequado e a iluminação do ambiente de trabalho.

Na prática, a NR 17 propõe a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Com isso, as empresas ganham em produtividade, enquanto os colaboradores têm a saúde, segurança e bem-estar garantidos.

A iluminação adequada

Quando falamos em iluminação no ambiente de trabalho, não estamos nos referindo apenas a uma luminosidade forte ou fraca. Na verdade, estamos nos referindo aos níveis mínimos de iluminação para cada natureza de atividade.

A iluminância de interiores é definida conforme os critérios da ABNT NBR ISO/CIE 8995-1. Ela se aplica a comércios, indústrias, instituições de ensino, centros esportivos e várias outras empresas.

Mas o que é uma iluminação eficiente para a NR 17? Veja a seguir as principais recomendações:

  • Em todos os locais e situações de trabalho deve haver iluminação natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade;
  • A iluminação geral deve ser difusa e distribuída de maneira uniforme pelo ambiente;
  • Os monitores de vídeo devem permitir ajustes de tela para se adequarem à iluminação ambiente, de forma a evitar reflexos e proporcionar ângulos que melhorem a visibilidade do trabalhador;
  • A iluminação não deve causar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

A importância da iluminação do ambiente de trabalho

Além de melhorar a estética do local, a iluminação do ambiente de trabalho também oferece outros benefícios às empresas e seus funcionários, conforme você confere adiante.

  • Melhora a produtividade dos colaboradores;
  • Promove produtos e serviços de melhor qualidade;
  • Evita doenças ocupacionais que afetam a visão;
  • Reduz dores de cabeça;
  • Melhora o humor e a disposição física dos funcionários;
  • Ajuda a evitar distúrbios psicológicos como ansiedade, estresse e depressão;
  • Evita acidentes de trabalho;
  • Reduz custos com multas, processos trabalhistas e licenças por motivo de saúde.

Dicas para uma boa iluminação do ambiente de trabalho

Conforme pontuamos anteriormente, a NR 17 estabelece que os ambientes de trabalho sejam iluminados de acordo com as atividades realizadas no local. Além disso, a iluminância de interiores deve seguir os critérios da ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 e da NHO 11.

Contudo, com algumas dicas de iluminação você também consegue obter ambientes de trabalho agradáveis, produtivos e principalmente seguros. Veja:

  • Priorize a iluminação natural. Na ausência ou insuficiência dela, opte por lâmpadas frias, que melhoram a concentração, facilitam a leitura e oferecem mais disposição física;
  • A iluminação de ambientes com pé direito alto ou duplo pode ser complementada com luminárias suspensas;
  • Sempre que possível, coloque as mesas de trabalho o mais próximo possível das janelas. Isso irá aproveitar melhor a iluminação natural;
  • A escolha das cores das paredes também influencia a iluminação do ambiente de trabalho. Portanto, na hora de planejar a decoração ambiente, priorize cores claras para o teto e para as paredes;
  • Atualmente, as lâmpadas de LED são as que representam melhor custo-benefício para as empresas. Elas possuem boa vida útil, clareiam mais, não geram calor e são sustentáveis;
  • Luminárias de mesa também são recursos de iluminação que oferecem mais conforto aos funcionários. Para isso, no entanto, a mesa de trabalho deve possuir espaço suficiente para acomodar a luminária;
  • Para ter uma iluminação mais eficiente, procure centralizar o feixe de luz principal e posicionar outros com menor intensidade em pontos estratégicos.

Quer melhorar a iluminação dos ambientes de trabalho da sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então entre em contato conosco, solicite uma avaliação ergonômica preliminar das situações de trabalho do seu negócio e obtenha soluções personalizadas para adequar a sua empresa à legislação do trabalho vigente. Não perca tempo, solicite a sua proposta.