Gerenciamento de Risco na Segurança do Trabalho: Saiba o que é

A segurança dos colaboradores deve ser uma das maiores preocupações de toda a empresa, ainda mais se levarmos em consideração que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho

Por essa razão, é tão importante ter um programa de gerenciamento de risco no ambiente de trabalho que contribua com a diminuição de riscos e, consequentemente, de acidentes.

Além de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, esse programa permite que a companhia cumpra as normas de segurança definidas na legislação.

Quer entender mais sobre o assunto e ficar por dentro das mudanças relacionadas às normas regulamentadoras e à implementação da gestão de risco? Acompanhe o artigo!

O que é o gerenciamento de risco na segurança do trabalho?

O programa de gerenciamento de risco (PGR) deve ser adotado pelas empresas para gerenciar os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Para isso, prevê a formulação e implementação de técnicas, procedimentos e medidas administrativas para controlar os riscos, sejam eles ambientais, físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos.

Esse programa engloba todas as normas regulamentadoras relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho. 

Portanto, trata-se de um conjunto de ações que possibilitam identificar com precisão as ameaças aos trabalhadores e estabelecer diretrizes e requisitos para a gestão de riscos ocupacionais e medidas preventivas de segurança.

Leia também: Como Evitar Acidentes de Trabalho: 9 Dicas Fundamentais

Qual a diferença entre PGR e GRO?

O gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO) é o conjunto de ações que devem ser tomadas para gerenciar os riscos ocupacionais e prevenir acidentes. Já o PGR possibilita a concretização desse processo.

Qual é o objetivo do PGR?

Seu objetivo é identificar fatores que podem causar danos à saúde e à integridade física do colaborador e, a partir daí, implementar medidas para evitar acidentes com efeitos danosos.

Além disso, outra finalidade do PGR é substituir o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR 09.

Quais são as etapas de um gerenciamento de risco?

Para que seja possível aplicá-lo no ambiente de trabalho, é necessário seguir quatro passos:

1. Identificação de perigos e riscos

Perigos são as fontes, situações ou ações que podem causar danos, enquanto riscos são a probabilidade de ocorrência ou exposição. Para identificá-los, observe o ambiente de trabalho, analise o histórico de acidentes e entreviste os colaboradores. 

2. Análise e avaliação dos riscos 

Nesta etapa, você irá estimar os riscos de cada fonte, ação e situação identificada. Você pode utilizar uma matriz de risco e usar como referência padrões estabelecidos na legislação.

3. Eliminação ou controle

Depois, é preciso implementar medidas de controle dos riscos identificados, como:

  • isolar fontes de perigo;

  • reduzir exposições de risco por meio de medidas administrativas;

  • substituir produto ou máquina por uma opção mais segura;

  • uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

4. Monitoramento e revisão

Por fim, você precisa garantir que os riscos permaneçam sob controle e que as medidas adotadas sejam realmente eficazes. Para isso, é crucial monitorar resultados periodicamente. 

Por meio desse monitoramento, será possível identificar informações para aprimorar ainda mais o programa de gestão de riscos.

O que diz a Norma Regulamentadora sobre o PGR?

A nossa legislação determina que os empregadores são obrigados a gerenciar os riscos ocupacionais e a atualização deve ser anual.

Além disso, segundo as novas redações da NR 01 e NR 09, o programa de gerenciamento de riscos (PGR) deve abordar o inventário de riscos. Ou seja, no documento deve constar todas as informações sobre os riscos envolvidos nas atividades da empresa.

Segundo as normas, também é necessário apontar os perigos, assim como suas fontes e os riscos potenciais de cada um. 

Qual é a importância de um Programa de Gerenciamento de Risco nas empresas?

Além de ser obrigatório para todas as empresas que desenvolvem atividades de risco,  também é crucial para promover a saúde e integridade física dos colaboradores no ambiente ocupacional.

Não cumprir com a legislação pode causar acidentes que colocam em risco a saúde e até mesmo a vida dos colaboradores.
Além disso, os ricos são associados a perdas e incertezas. Se não considerá-los, a empresa poderá acabar perdendo a sua competitividade no mercado e prejudicar sua imagem.

Quem deve elaborar o Programa de Gerenciamento de Risco? 

O programa de gerenciamento de risco deve ser elaborado por um profissional habilitado em segurança do trabalho, como um Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho.
Esse processo deve ser conduzido por todas as empresas, uma vez ao ano. Além disso, também é necessário quando:

  • há a abertura de um novo estabelecimento;

  • ocorrem mudanças no ambientes de trabalho;

  • hpa ocorrência de incidentes ou acidentes;

  • na nova fase de uma obra.

Vantagens de investir em um Programa de Gerenciamento de Risco

A gestão de riscos traz muitos benefícios, tanto para a empresa, como também para os colaboradores. Essa ação contribui para:

  • redução de ocorrências de acidentes;

  • redução de custos por meio de indenizações;

  • aumento da competitividade da companhia no mercado;

  • melhora da imagem da empresa;

  • promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores;

  • aumento do engajamento e da produtividade dos funcionários.

Como implementar um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR)?

Por meio do curso de capacitação do Instituto Santa Catarina, você aprenderá todas as etapas para implementar o PGR e o GRP em sua empresa com eficiência.

No decorrer do curso, você será treinado para realizar o levantamento dos perigos, análise,  avaliação e classificação dos riscos, criação do inventário de riscos, além do desenvolvimento do plano de ação.

Saiba mais sobre o curso de Gerenciamento de Risco do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

Toda empresa que identificar riscos à saúde do colaborador, deve aplicar ações para prevenir acidentes. Afinal, os danos causados ​​podem ser irreparáveis e a prevenção é o melhor caminho.

Além disso, se o gerenciamento de riscos for implementado de forma adequada, não apenas previne doenças e acidentes, como também gera benefícios como aumento da produtividade e redução de custos.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade da gestão de riscos afeta diretamente a sustentabilidade da empresa.