Líquidos inflamáveis: o que são, quais riscos e medidas de segurança

Para compreender o que são líquidos inflamáveis, quais riscos oferecem aos trabalhadores e medidas de segurança para lidar com essas substâncias, é preciso estar atento às diretrizes da NR 20. A norma, considerada especial, regulamenta a realização do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Criada em 1978 sob o título “Combustíveis Líquidos e Inflamáveis”, a norma regulamentadora passou por diversas alterações com a finalidade de adequar as diretrizes às evoluções trabalhistas e desburocratizar a sua implementação nas empresas. Atualmente, está em vigor a PORTARIA SEPRT n.º 1.360, de 09 de dezembro de 2019, que alterou o título da NR 20 para Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

Afinal, o que são líquidos inflamáveis?

De acordo com a NR 20, líquidos inflamáveis são todos aqueles que possuem ponto de fulgor menor ou igual a 60ºC (sessenta graus Celsius). Todavia, líquidos que possuem ponto de fulgor superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) se equiparam aos inflamáveis sempre que armazenados e transferidos aquecidos a temperaturas iguais ou superiores a esse ponto de fulgor.

Como exemplos dessas substâncias podemos citar:

  • Gasolina;
  • Álcool;
  • Acetileno;
  • Solventes inflamáveis;
  • Detergentes sintéticos;
  • Tintas e vernizes;
  • Substâncias removedoras.

Onde estão presentes?

A NR 20 se aplica às atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis. Cabe ressaltar que a norma engloba as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

Os líquidos inflamáveis estão presentes em postos de gasolina, mas também nos seguintes locais:

  • Indústrias;
  • Hospitais;
  • Siderúrgicas;
  • Empresas de transporte de produtos perigosos;
  • Lojas de tintas, solventes e diluentes;
  • Instalações portuárias destinadas ao armazenamento de substâncias inflamáveis entre outros locais.

Riscos dos líquidos inflamáveis

O manuseio, transporte e a exposição aos inflamáveis oferecem diversos riscos à saúde e à integridade física dos trabalhadores, como os que você confere a seguir.

Incêndio e explosões

Conforme pontuamos anteriormente, os líquidos inflamáveis possuem ponto de fulgor próximo aos 60°C.

Para quem não sabe, ponto de fulgor é a temperatura mínima para que o fluído comece a liberar vapores em quantidades suficientes para formar uma mistura inflamável em contato com o ar. Assim, quando exposta a uma fonte de calor, essa mistura oferece potenciais riscos de incêndio e explosões.

Em alguns locais de trabalho, um pequeno derramamento dessas substâncias pode causar um grande estrago. Isso porque materiais como madeira, papelão e tecido absorvem rapidamente esses líquidos e ajudam a espalhar as chamas com mais facilidade.

Líquido inflamáveis também causam doenças respiratórias crônicas e até câncer

Além dos riscos de incêndios e explosões, os inflamáveis também causam riscos à saúde do trabalhador. Isso se deve principalmente à inalação dos vapores desses produtos a curto, médio e longo prazos, o que resulta em doenças respiratórias crônicas como:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Asma;
  • Bronquite e rinite ocupacionais;
  • Câncer de pulmão.

Danos físicos por meio de contato

Outro tipo de risco a que estão expostos os trabalhadores que lidam com líquidos inflamáveis são os danos físicos decorrentes do contato direto com esses produtos. Eles incluem desde irritação na pele e nos olhos até queimaduras leves e graves causadas por incêndios e explosões.

Principais medidas de segurança para trabalhar com líquidos inflamáveis

Segundo a NR 20, o empregador, em conjunto com um profissional habilitado, deve elaborar e documentar as análises de riscos das operações que envolvam líquidos inflamáveis. Elas devem seguir metodologias apropriadas e que estejam em conformidade com as características e complexidades das instalações.

Embora as análises de risco sejam uma das principais medidas de segurança para operar e transportar inflamáveis, elas não são as únicas. Além delas, destacam-se as seguintes:

Recebimento, identificação e rotulagem

Essas são as primeiras etapas de manipulação de inflamáveis. Elas englobam a identificação dos inflamáveis, o registro de entrada com o local de armazenamento e a observação se os produtos estão devidamente rotulados segundo as suas características físico-químicas e cuidados que se deve ter ao manipular tais substâncias.

Plano de controle de vazamentos de líquidos inflamáveis

Além da identificação e do registro de entrada dos inflamáveis, a empresa deve ainda elaborar um plano de controle de vazamentos, caso haja um derramamento ou outro imprevisto. O plano deve considerar o nível de toxidade do produto e os neutralizantes mais indicados para uso em cada substância.

Plano de Inspeção e Manutenção

Também de acordo com a NR 20, as instalações que operam com inflamáveis devem possuir um plano de inspeção e manutenção. Nesse caso, devem ser inspecionados periodicamente os equipamentos que fiquem em contato direto com os produtos, bem como as instalações elétricas e outras possíveis fontes de ignição.

Precisando implementar a NR 20 em sua empresa? Muito além de evitar incêndios e explosões, essa é uma medida que regulariza as operações com líquidos inflamáveis, garante a segurança e a saúde dos colaboradores e protege o meio ambiente. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o seu negócio!