Exposição a produtos químicos: como prevenir no ambiente de trabalho?

Entre os principais riscos ambientais que podem afetar seriamente a saúde e a integridade física dos trabalhadores, um chama a atenção dos profissionais de segurança do trabalho: a exposição a produtos químicos. Ela é responsável por 14% dos acidentes de trabalho no Brasil, atingindo em sua maioria profissionais da enfermagem e da limpeza.

As medidas de prevenção e controle das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos estão descritos na NR 09 e se aplicam a todas as atividades que envolvem substâncias nocivas à saúde. Confira no artigo a seguir quais são essas atividades e como prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

O que são produtos químicos?

Por produtos químicos compreendem-se todas as substâncias naturais ou artificiais capazes de causar prejuízos à saúde do trabalhador, seja por contato, inalação ou ingestão.

Eles são usados na fabricação de vários produtos, como medicamentos, alimentos, produtos de limpeza, peças de vestuário entre muitos outros. Sendo assim, estão presentes na indústria, no comércio, em clínicas, hospitais e em vários setores de mercado. Além disso, a exposição a produtos químicos pode acontecer nos diferentes estados físicos dessas substâncias:

  • Estado sólido: poeiras, fumos e fibras;
  • Estado líquido: névoas, neblinas, combustíveis e inflamáveis;
  • Estado gasoso: hidrogênio, nitrogênio entre outros gases e vapores.

Riscos relacionados à exposição a produtos químicos

A exposição a produtos químicos pode prejudicar a saúde e a integridade física dos trabalhadores a curto ou longo prazos. Isso porque de acordo com a classificação do agente químico e o tipo de exposição, os danos podem ser imediatos. Todavia, alguns danos se dão a longo prazo, mas seus malefícios podem ser devastadores.

É justamente por isso que a NR 09 estabelece que os riscos ambientais sejam primeiramente identificados e posteriormente avaliados. Somente após essa análise devem ser adotadas medidas preventivas para minimizar ou eliminar os danos ocupacionais, conforme os agentes físicos, químicos ou biológicos presentes no local.

Vários são os riscos oferecidos por produtos químicos e seus prejuízos à saúde são classificados conforme a natureza do agente:

  • Irritantes: são produtos químicos que causam irritação das vias áreas superiores, como amônia, cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e ácido sulfúrico;
  • Anestésicos: nesse caso, os produtos químicos atuam sobre o sistema nervoso central causando dores de cabeça, sentimentos depressivos e sonolência. São exemplos de produtos químicos com efeitos anestésicos: acetona, benzeno, propano, butano, entre outros;
  • Asfixiantes: atuam no sistema respiratório e na oxigenação do sangue, causando dores de cabeça, vômitos e convulsões. Em grandes concentrações podem levar o colaborador a óbito. O efeito asfixiante é causado por substâncias como dióxido e monóxido de carbono, hidrogênio, metano, nitrogênio, hélio e acetileno.
  • Doenças respiratórias, pulmonares e intoxicações: são danos causados pela exposição a produtos químicos como poeiras minerais, vegetais, alcalinas e fumos metálicos. Por meio da inalação, essas substâncias penetram no organismo através das vias respiratórias e provocam doenças pulmonares como pneumoconioses, bagaçose, bissinose, asma, rinite ocupacional e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

Como evitar a exposição a produtos químicos no ambiente de trabalho?

Dependendo da natureza da atividade, infelizmente não é possível evitar a exposição a produtos químicos no ambiente de trabalho. Até mesmo porque os agentes químicos estão presentes em vários processos industriais, comerciais e de prestação de serviços.

Contudo, é possível evitar, mitigar ou eliminar os danos causados por esses agentes químicos, de forma a tornar as atividades mais seguras. Nesse contexto, o uso de EPIs surge como grande aliado para garantir o bem-estar, a saúde e a integridade física dos trabalhadores.  Veja adiante quais são os equipamentos de proteção recomendados para trabalhar com produtos químicos!

Equipamento de Proteção Respiratória (EPR)

São respiradores que podem filtrar o ar do ambiente ou fornecer ar respirável para o colaborador. Ambas as soluções preservam a saúde do trabalhador e devem ser adquiridos conforme o risco químico presente no ambiente.

Óculos de proteção

Outro equipamento que protege o trabalhador da exposição a produtos químicos são os óculos de proteção. Ele impede que substâncias nocivas respinguem nos olhos dos colaboradores e causem danos oculares como queimaduras e cegueira.

Aventais de proteção

Confeccionados em PVC, material plástico impermeável, os aventais de proteção protegem o corpo do trabalhador de possíveis contatos com produtos químicos.

Luvas de segurança

Assim como os aventais de proteção, as luvas de segurança também impedem o contato direto do trabalhador com o produto químico. Só que nesse caso, as partes protegidas são as mãos. Geralmente confeccionadas em nylon e PVC, elas são impermeáveis, reforçadas e altamente resistentes.

Botas de proteção

Outro EPI que não pode passar despercebido quando o assunto é exposição a produtos químicos é o calçado de proteção. Ele deve ser produzido com materiais resistentes aos produtos químicos existentes no ambiente de trabalho de forma que impeçam que os pés dos profissionais entrem em contato com as substâncias derramadas no chão.

Querendo prevenir os danos causados por produtos químicos em sua empresa? Converse com nossos especialistas e obtenha soluções personalizadas para o seu negócio!