Mitigação de Riscos: O que é e como aplicar um plano?

Você sabe o que é um plano de mitigação de riscos? Essa é uma ferramenta importante para o gerenciamento eficiente de um negócio.

Sem exceção, empresas de diversos tamanhos e ramos precisam lidar com os riscos quase que diariamente. Isso é quase que inerente à cultura empresarial.

O grande x da questão é que esses riscos precisam ser mantidos sob controle para que não tragam prejuízos à imagens, finanças e demais aspectos da corporação. E é neste cenário que um plano de mitigação de riscos faz toda a diferença.

Neste artigo você vai saber mais sobre o que é mitigar riscos, a importância disso para empresa e como elaborar o plano de contingência. Boa leitura!

O que é mitigação de riscos?

Chamamos de mitigação de riscos as estratégias usadas por empresas para apontar potenciais riscos, sejam operacionais ou processuais, que surgem graças às tomadas de decisões e que atuam para minimizá-las.

Em outras palavras, a mitigação de riscos é um processo preventivo que preza pela saúde da empresa.

Afinal, quando sabemos quais são as principais ameaças, é mais simples prever e limitar os impactos dela através de ações certeiras.

Benefícios de mitigar riscos

O sucesso do negócio passa por saber quais os riscos relacionados às suas atividades. A análise de risco auxilia trazendo benefícios como:

Redução de falhas em processos

Como a  mitigação de riscos identifica os pontos fracos da operação, a tendência é que exista uma redução nas falhas em processos.

Isso acontece por meio da automatização das tarefas, que elimina uma série de gargalos na produção, capacitação e avaliação da equipe e modernização dos processos.

Melhor alinhamento dos setores internos

O bom trabalho de equipe exige que todos os times estejam na mesma página e seguindo a mesma direção.

E para isso é necessário que haja uma boa comunicação, metas bem claras e definidas, além de muito comprometimento e parceria entre os demais colaboradores e lideranças de cada setor.

Melhor atenção sobre setores estratégicos do negócio

A mitigação de riscos também faz parte das boas gestões estratégicas. Isso permite um olhar mais técnico sobre setores fundamentais como o comercial, marketing, tecnologia, financeiro, Recursos Humanos e operacional.

Como funciona a mitigação de riscos?

O processo de mitigação de risco funciona como uma bússola que aponta para os locais mais frágeis da organização.

Com essa bússola em mãos é possível se dirigir até essas fragilidades e aplicar as técnicas e recursos necessários para minimizá-las e, se possível, neutralizá-las totalmente.

Quais os principais riscos empresariais?

Quando falamos sobre gestão de negócios e mitigação de riscos, é importante saber quais são os principais riscos operacionais. 

Afinal, eles podem afetar as empresas em diversos âmbitos, como na produtividade, confiança no mercado e até nas finanças.

A parte boa é que a maioria desses riscos podem ser mitigados através do conhecimento da empresa e do planejamento estratégico. Mas para isso é preciso saber exatamente a que riscos a empresa está exposta. 

Veja abaixo!

Riscos operacionais

São considerados como riscos operacionais aqueles que acontecem como consequência de falhas nos processos internos e externos, sejam em sistemas ou advindos de pessoas. 

Eles são específicos para cada ramo de negócio. Por exemplo, se em um restaurante um determinado alimento estraga por falta de armazenamento adequado, dizemos que é um risco operacional.

Existem maneiras de mitigar essas ameaças.  Um mapeamento de processos, pode apontar esses falhas e, a partir daí, técnicas de mitigação de riscos podem ser aplicadas

Riscos regulatórios

 Os riscos regulatórios, como o próprio nome diz, tem a ver com a situação da empresa junto aos órgãos reguladores. 

Se a certificação de produtos e processos não for feita corretamente, podem significar riscos ao bom funcionamento da empresa.

O não cumprimento das leis trabalhistas também se encaixa aqui, assim como o da Lei Geral de Proteção de Dados.

Risco fiscal

O risco fiscal em relação com o não cumprimento das obrigações legais de declarações de impostos. 

A entrega de dados errados, fora do prazo, não emissão de notas fiscais de acordo como determinado na lei, pode levar a uma acusação de sonegação e fraude fiscal contra a empresa.

Um bom planejamento tributário é fundamental para evitar esse tipo de situação e manter a empresa regular junto às entidades competentes.

Riscos ambientais

mitigacao de riscos ambientais

Os riscos ambientais dizem respeito ao ambiente de trabalho propriamente dito e aos riscos ocupacionais que ele pode oferecer aos trabalhadores.

A Norma Regulamentadora 9 determina o estabelecimento de um Programa de Prevenção de Riscos ambientais  que deve ser posto em prática em todos os estabelecimentos

Nele são previstas ações como: 

  • limpeza do ambiente de trabalho;

  • fornecimento e fiscalização do uso adequado dos equipamentos de proteção individual e coletiva; 

  • promoção da capacitação dos colaboradores;

  • kits de primeiros socorros;

  • planos de emergência, etc.

Riscos de conformidade

Estão ligados a práticas ilegais, falta de documentação e podem causar prejuízos de intensidade distinta.

Como elaborar e aplicar um plano de mitigação de riscos?

aplicar um plano de mitigacao de riscos

O processo varia de acordo com o tipo de empresa, seu ramo de atuação e, até mesmo, a cultura organizacional. Mas de modo geral, o plano para a mitigação de riscos pode ser feito através de etapas como:

  • Diagnóstico: avaliação das áreas em risco;

  • Mapeamento: identificação de cada tipo de risco;

  • Definição das prioridades: quais pontos serão alocados recursos para mitigação e quais riscos não serão priorizados;

  • Elaboração do plano de contenção: aqui é aplicada a mitigação de risco na prática.

Após a implementação do plano de mitigação de riscos, ainda é preciso fazer o acompanhamento de perto para medir a sua efetividade.

Também é importante se manter atualizado a respeito do tema.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de Análise preliminar de riscos que o Instituto Santa Catarina oferece!

Conclusão

Os riscos empresariais nunca serão completamente extintos. Mas é fundamental que cada empresa trabalhe para fazer um plano de mitigação de riscos eficiente e que colabore para a saúde do negócio.

Para tanto, é importante investir em ferramentas que auxiliem nesse processo e tragam resultados postivos.