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Como Evitar Acidentes de Trabalho: 9 Dicas Fundamentais

17/05/2021 - - Categoria: nr-35



Você quer descobrir como evitar acidentes de trabalho para promover um ambiente mais seguro aos colaboradores? Contar com algumas dicas úteis é de grande importância!

Afinal, a prevenção é o melhor caminho para evitar situações que coloquem em risco a vida dos trabalhadores e prejudiquem a produtividade da empresa.

Desta forma, além de garantir segurança e qualidade de vida aos profissionais, também é possível melhorar os resultados e a eficiência no trabalho. 

 

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9 Dicas de Como Evitar Acidentes de Trabalho

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 a 2020, foram notificados mais de cinco milhões de acidentes no ambiente de trabalho.

Esses acidentes ocasionaram 444 milhões de dias de trabalho perdidos com afastamentos acidentários desde 2012, segundo dados do INSS. 

A triste estatística evidencia que a prevenção deve ser prioridade em qualquer empresa, principalmente em setores de risco, como Construção Civil.

Afinal, o trabalhador é a parte mais importante de uma empresa e a principal engrenagem para garantir produtividade. 

Portanto, ao adotar práticas que evitam acidentes é possível garantir a eficiência operacional em um ambiente seguro. 

Confira agora nove dicas essenciais de como evitar acidentes de trabalho:

 

1. Seguir a Legislação

Todas as atividades de trabalho devem cumprir as leis e as normas regulamentadoras relacionadas à segurança e saúde ocupacional. 

Se você não cumprir esses regulamentos, além de colocar em risco a saúde dos funcionários, também poderá ser multado.

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2. Criar a CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) desempenha um papel vital para garantir um ambiente mais seguro e menos sujeito a acidentes.

Por essa razão, deve ser uma prioridade para as empresas que desejam colocar em prática as medidas de como evitar acidentes de trabalho.

Afinal, a CIPA tem como objetivo identificar situações de risco e propor medidas para reduzir ou eliminar acidentes de trabalho. 

Além disso, também é responsável por elaborar o mapa de riscos, promover treinamentos e palestras sobre segurança no trabalho para conscientizar os colaboradores e promover o cumprimento das normas regulamentadoras.

Ela é composta por profissionais da própria empresa que recebem um treinamento especializado para atuarem nesta função.

 

3. Fornecer EPIs

Para evitar acidentes e doenças ocupacionais, os trabalhadores devem contar com o apoio de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante o desenvolvimento das suas atividades.

Toda empresa é obrigada a fornecer EPIs de qualidade e sem custo aos seus colaboradores. Inclusive, é importante registrar a entrega desses equipamentos.

A partir daí, o trabalhador é responsável por utilizar seus equipamentos durante a execução dos seus serviços. Contudo, cabe a empresa incentivar e fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção.

 

4. Comunicar Incidentes

Quando falamos sobre como evitar acidentes de trabalho, não podemos deixar de mencionar a comunicação de incidentes aos superiores, aos colaboradores e à CIPA.

Afinal, incidentes, por menor que sejam, podem se tornar acidentes graves. Porém, por meio da divulgação do problema, é possível eliminar riscos imediatamente, evitar o agravamento da situação e prevenir a ocorrência de futuros acidentes.

 

5. Contar Com o Apoio de Empresas Especializadas

Um dos grandes segredos para promover um ambiente mais seguro para todos é o conhecimento sobre segurança do trabalho.

Para isso, contar com o apoio de empresas especializadas, como o Instituto Santa Catarina, para realizar os treinamentos dos seus colaboradores é de suma importância. Assim, você garante soluções completas e de qualidade!

 

6. Capacitar Seus Colaboradores

Outra dica importante de como evitar acidentes de trabalho é a capacitação dos colaboradores. 

Todos devem saber como manusear suas ferramentas de trabalho de maneira correta e eficaz. Para tal, promova treinamentos, reciclagens e workshops para instruí-los.

Além disso, também certifique-se de contratar profissionais que estejam com suas certificações em dia, como é o caso da NR 10 para trabalhadores que atuam de forma direta ou indireta com eletricidade.

 

7. Realizar Exames Periódico

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Na maioria dos casos, as chamadas doenças ocupacionais não acontecem da noite para o dia. Geralmente resultam de situações repetitivas que costumam ocorrer no local de trabalho.

Para descobri-los, o RH ou o SESMT devem promover exames médicos regulares para manter as informações de saúde atualizadas.

Dessa forma, as causas raízes das doenças ocupacionais podem ser prevenidas ou determinadas, tornando o tratamento mais rápido e prático.

 

8. Manter o Local de Trabalho Limpo e Organizado

Muitos acidentes ocorreram devido a desorganização no espaço de trabalho, como caixas no meio do caminho, ferramentas caídas no chão e vazamento de produtos.

Quando esse descuido é combinado com a intensidade da rotina de trabalho diária, os resultados podem ser perigosos.

Por essa razão, é indispensável que os colaboradores mantenham o local organizado e livre de riscos. Assim, todos podem se mover e executar suas atividades sem problemas.

Essa dica de como evitar acidentes de trabalho é simples, mas pode fazer grande diferença! 

 

9. Realizar Manutenção Preventiva em Máquinas

Toda máquina precisa de manutenções e revisões frequentes. Caso contrário, ela estará sujeita a curtos-circuitos e mau funcionamento, que podem causar acidentes.

O problema nem sempre se limita ao trabalho mal executado. O resultado pode afetar os funcionários que o utilizam.

Portanto, as inspeções regulares são muito importantes porque essa negligência pode levar a acidentes e riscos para os trabalhadores.

Já os colaboradores, devem sempre verificar as máquinas e também ferramentas e equipamentos antes de iniciar as atividades. Caso encontrem algum problema, devem informar o responsável da necessidade de manutenção. 

 

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Conclusão

A saúde do colaborador deve estar em primeiro lugar! Por isso, todas as empresas devem saber como evitar acidentes de trabalho para promover um ambiente de trabalho seguro.

Além disso, a prevenção é a melhor forma de proteger a saúde e a integridade física dos profissionais e ainda gerar eficiência produtiva para a empresa.

Afinal, evitar a incidência de acidentes e doenças laborais ajuda a diminuir afastamentos e, consequentemente, melhorar a produtividade na empresa.

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