Mapa de Risco: o que é, para que serve, importância e como elaborar?

O mapa de risco tem como objetivo informar, de maneira gráfica, os riscos existentes em um local de trabalho. Por ser de fácil visualização, é uma ferramenta fundamental para conscientizar trabalhadores e assim evitar acidentes.

Neste artigo, você irá compreender tudo sobre o tema, desde seus objetivos e importância para empresas e colaboradores, até métodos para elaboração. Acompanhe!

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso NR 10 básico do Instituto Santa Catarina!


Mapa de Risco: O que é e para que serve?

O mapa de risco é uma representação gráfica dos riscos existentes no local de trabalho, que podem ser físicos, biológicos, químicos, entre outros.

Seu objetivo principal é evidenciar onde os riscos estão e quais são eles, de maneira clara e compreensível para todos. Por essa razão, a linguagem é padronizada e se utiliza de círculos e cores.

Segundo a norma regulamentadora NR-5, essa ferramenta é obrigatória em qualquer ambiente de trabalho que ofereça riscos aos trabalhadores e visitantes. 
 

Qual a Importância do Mapa de Risco?

O mapa de risco é um importante instrumento para prevenir acidentes. Já a prevenção é um dos pilares fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, além de promover o bom funcionamento das atividades da empresa.

Por essa razão, todas as empresas devem elaborar um mapa de risco caso identifiquem que os colaboradores podem sofrer acidentes ou doenças ocupacionais.

Por ser tão importante para a saúde e segurança no trabalho, essa ferramenta é obrigatória. Sendo que empresas que não seguirem a norma estão sujeitas a multas, que podem variar de R$ 300,00 e R$ 3.500,00, além de possíveis gastos com indenizações por acidentes de trabalho.

Além disso, ainda compromete a credibilidade da empresa no mercado caso esses acontecimentos venham a público. O que é comum de se acontecer em um mundo cada vez mais globalizado!


Quais os Diferentes Tipos de Riscos?

tipos-de-risco-mapa-de-risco

Há diferentes tipos de riscos que um trabalhador poderá estar exposto. São eles:

  • Risco Físico;
  • Risco Químico;
  • Risco Biológico;
  • Risco Ergonômico; 
  • Risco de Acidentes.

Cada tipo de risco é representado por uma cor no mapa representativo. Falaremos mais sobre cada um deles adiante!


Quais São os Níveis de Risco?

Além dos tipos de perigos encontrados no local de trabalho, o mapa também determina a gravidade do risco, que são representados pelo tamanho do círculo. Entenda:


Grau de Risco Elevado

Possui um círculo grande e indica alto risco, que representa ameaça de morte, mutilação ou doenças. Também significa que não pode ser neutralizado ou sequer possui mecanismos de controle ou redução.


Grau de Risco Moderado

Círculo médio, significa que o risco é relevante, mas que pode ser controlado.


Grau de Risco Leve

Riscos essencialmente pequenos ou médios, já controlados. São representados por um círculo pequeno.


Quais São as Cores de Um Mapa de Risco?

Como vimos, a linguagem do mapa de risco é padronizada. Cada cor indica um determinado tipo de risco:


Verde (Riscos Físicos)

Trata-se dos riscos provenientes de vibrações, ruídos, radiações ionizantes e não-ionizantes, pressões anormais, frio, calor e umidade.


Vermelho (Riscos Químicos)

Diz respeito aos riscos advindos de substâncias, compostos ou produtos químicos em geral, como vapores, gases, neblinas, poeiras, fumos, ácidos e elementos corrosivos.


Marrom (Riscos Biológicos)

Proveniente de contato com agentes biológicos, como protozoários, bactérias, vírus, parasitas, fungos e bacilos.


Amarelo (Riscos Ergonômicos)

Riscos ergonômicos são aqueles decorrentes de situações que causem estresse físico ou psíquico, como esforço físico intenso, postura inadequada, repetitividade nas tarefas, levantamento e transporte manual de peso. 

Também inclui imposição de ritmos excessivos de trabalho, controle rígido de produtividade, trabalhos em turnos diurno e noturno e jornada de trabalho prolongada.


Azul (Riscos de Acidentes)

Refere-se a todo e qualquer risco de acidente físico que possa ser ocasionado durante o trabalho, como quedas, lesões por manuseio de objetos, atropelamentos, pancadas, batidas.

Também inclui riscos de incêndio e explosão, eletricidade, animais peçonhentos, arranjo físico inadequado, uso de máquinas e equipamentos sem proteção e de ferramentas inadequadas ou defeituosas.


Quem Pode Elaborar o Documento de Risco?

O mapa de risco deve ser elaborado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em parceria com o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e participação de todos os trabalhadores expostos aos riscos.

As organizações que não possuem essa área podem capacitar seus profissionais por meio de um curso de CIPA. Outra alternativa é terceirizar o serviço com empresas de segurança do trabalho.

Mas, independentemente da sua escolha, é importante salientar que é imprescindível que esse material seja criado por pessoas qualificadas, para não colocar em risco a sua efetividade.


Como Elaborar o Mapa de Risco?

como-elaborar-mapa-de-risco

Elaborar um mapa de risco exige bastante estudo sobre a empresa. Afinal, somente desta forma é possível realizar um diagnóstico preciso de todos os perigos existentes em cada setor.

Por essa razão, é tão importante contar com a participação dos colaboradores, que conseguem identificar com mais facilidade os riscos aos quais estão expostos todos os dias.

Em seguida, faça o mapeamento conforme o grau e o tipo de risco, com as representações de círculos e cores, conforme vimos anteriormente.

Considere elementos que fazem parte da rotina de trabalho (equipamentos, ferramentas e matéria-prima) e a forma de organização (postura física, treinamento, tipos de atividades e turnos).

Após a criação do mapa, é necessário disponibilizá-lo em um local visível para todos nos ambientes que apresentam os riscos detectados.

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso NR 10 básico do Instituto Santa Catarina!


Conclusão

O mapa de risco é uma importante ferramenta para conscientizar os colaboradores dos riscos existentes no ambiente de trabalho.

Esta estratégia contribui para a prevenção de acidentes, já que a partir do momento que os trabalhadores passam a visualizar de forma clara e prática os perigosos que estão expostos, trabalham de maneira mais zelosa com sua própria segurança.

Por ser tão importante para promover a saúde, segurança e bem-estar, essa ferramenta é obrigatória. As empresas que não cumprirem a norma estão sujeitas a multa. Portanto, fique atento!