Acidentes na Construção Civil: o que são, causas, tipos e como evitar?

Os acidentes na construção civil colocam em risco a saúde e a integridade dos colaboradores, além de prejudicar a produtividade no ambiente de trabalho e a agilidade nas entregas de obras.

Infelizmente, esse é um dos setores com maiores índices em acidentes segundo dados estatísticos da Previdência Social.

A boa notícia é que por meio do conhecimento é possível criar um ambiente de trabalho mais seguro e preventivo. Por essa razão, preparamos este artigo para você. Acompanhe!

 

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso NR 10 básico da ISC Treinamentos!

 

O Que São Acidentes na Construção Civil?

o-que-sao-acidentes-de-trabalho

Os acidentes na construção civil são considerados acidentes de trabalho, ou seja, que ocorrem durante o exercício do trabalho a serviço da empresa e geram lesões corporais ou doenças.

Esses acidentes resultam na redução da produtividade, afastamento e até em morte. Portanto, devem ser evitados. Assim, os colaboradores terão mais qualidade e proteção à vida, além de gerar mais eficiência para a empresa.

 

Estatística de Acidentes na Construção Civil

A necessidade de reduzir acidentes na construção civil se torna ainda mais evidente quando analisamos as estatísticas do setor.

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2020, aconteceram cerca de 5,58 milhões de acidentes de trabalho no Brasil. O que representa um acidente a cada 50 segundos!

Desses, 119 mil foram em construção civil e resultaram em 9.456 mortes em oito anos. O que faz deste setor o quinto com maior quantidade de acidentes.

 

Quais as Principais Causas de Acidentes na Construção Civil?

O trabalho em Construção Civil é dinâmico, exige movimentação do trabalhador durante todo o dia, portanto, são várias as situações em que podem ocorrer acidentes. Conheça as principais causas:

 

Colaboradores sem Treinamento

A falta de treinamento apropriado apresenta grande risco para a ocorrência de acidente de trabalho e pode resultar na autuação pela fiscalização trabalhista. Além disso, essa situação coloca em risco a saúde do trabalhador e também o patrimônio da empresa.

 

Falta de Atenção dos Colaboradores

Outro fator que pode ser fatal é a falta de atenção ou negligência dos colaboradores. Nesses casos, é importante prezar pela conscientização dos riscos, como o uso de um mapa de risco.

 

Uso Incorreto ou Falta de Uso de EPIs

Certos ambientes exigem o uso de EPIs, pois são essenciais para garantir a saúde e a integridade física do trabalhador, além de minimizar os impactos de ocorrências graves. Por outro lado, a falta dessa proteção aumenta os riscos e a seriedade dos acidentes.

 

Equipamentos e Máquinas Obsoletas

Equipamentos e máquinas com defeitos representam perigo! Por essa razão, é imprescindível realizar manutenções periódicas para eliminar quaisquer riscos e promover a segurança. 

 

Quais os Tipos Mais Comuns de Acidentes?

tipos-comuns-de-acidentes-construcao-civil

No setor de construção civil, existem alguns tipos de acidentes mais comuns. Conhecer as causas e os tipos é indispensável para evitá-los com eficácia.

 

Quedas em Altura

Muitas obras exigem trabalho em alturas, por essa razão, as quedas são um dos principais acidentes na construção civil e podem causar danos irreparáveis, desde lesões até morte. Porém, com os devidos cuidados, é possível eliminar os riscos!

 

Cortes e Lacerações

Materiais cortantes, como serras e canivetes, também fazem parte do dia a dia de uma obra e são fatores que causam grande incidência de acidentes. A falta do uso de EPIs e de treinamento de colaboradores são as principais causas desse problema.

 

L.E.R. (Lesões Por Esforços Repetitivos)

As lesões por esforços repetitivos (LER) são comuns em trabalhadores deste setor, já que muitos executam o mesmo movimento por longos períodos.

Criar um cronograma de tarefas e de produtividade, em que o colaborador descansa periodicamente, pode ser bastante eficaz para evitar esse problema.
 

Exposição aos Sons Altos

Ruídos intensos e nocivos podem afetar o ouvido do trabalhador definitivamente e levar até a perda auditiva. Porém, é possível acabar com esses riscos ao usar protetor intra-auricular de qualidade e respeitar o tempo determinado para exposição a esses ruídos.

 

Como Evitar Acidentes na Construção Civil?

É possível reduzir os riscos de acidentes com medidas adotadas pela própria empresa. O canteiro de obras precisa estar bem sinalizado, ter corrimão, cones, escadas em bom funcionamento e cuidado no manuseio de ferramentas.

Além disso, com treinamentos, orientações sobre uso de EPIs, sinalização de segurança, diálogo de segurança (DDS), análise preliminar de risco (APR) e outras iniciativas também é possível diminuir a incidência de acidentes na construção civil.

 

Mantenha Sua Equipe Capacitada

Por meio dos treinamentos sobre as atividades executadas, reconhecimento de riscos e possibilidades de atuação de forma segura é possível preparar os colaboradores para atuarem de forma ativa no contexto de segurança.

 

Dê Importância Para as NRs

As Normas Regulamentadoras especificam padrões e cuidados necessários no ambiente de trabalho para minimizar riscos. 

A NR-18, por exemplo, detalha padrões de segurança relacionados ao trabalho em construção civil, como demolições, uso de estruturas de aço, andaimes, entre outros.

 

Garanta Que Todos Façam Uso de EPIs

Todos os funcionários devem usar corretamente os EPIs, como luvas, máscaras, capacetes e roupas essenciais. A disponibilização desses materiais é obrigação da empresa e, caso haja recusa no uso por parte do colaborador, é cabível demissão por justa causa.

Também é necessário que haja fiscalização quanto ao uso de EPIs, além de treinamentos e palestras sobre a importância desses equipamentos.

 

Crie a CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ajuda a tornar o canteiro de obras mais seguro. Afinal, essa comissão é formada por profissionais especializados em Segurança do Trabalho que calculam riscos de acidentes e formas de minimizá-los.

 

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso NR 10 básico da ISC Treinamentos!

 

Conclusão

Conhecer as principais causas e os tipos de acidentes na construção civil é fundamental para descobrir como atuar na prevenção. 

Afinal, garantir a segurança no ambiente de trabalho é um dever de toda empresa para o bem dos seus colaboradores e também para o bom funcionamento da companhia.