Perigo e risco: entenda a diferença

Quando pensamos em perigo e risco temos a tendência de colocá-los lado a lado, como sinônimos. Mas a verdade é que dentro da gestão da segurança do trabalho eles representam coisas diferentes.

Nem sempre onde existe perigo haverá riscos. Ficou curioso? Continue a leitura e entenda a diferença entre esses conceitos.

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de EPI da ISC Treinamentos!

 

Perigo e Risco: Qual a diferença?

Mas afinal, qual a diferença entre perigo e risco? De acordo com autores da área, perigo são condições que, quando não controladas, podem conduzir a eventos prejudiciais à saúde e bem-estar. Já o risco, é a probabilidade da ocorrência de lesões ou morte.

O perigo por si só não é um problema, ele se configura como nocivo quando o trabalhador fica exposto. Ou seja, passa a correr risco.

 

Definição de Perigo

Em termos gerais, podemos dizer que o perigo é uma característica ou item material ou imaterial, dentro do ambiente de trabalho, que tenha potencial para causar algum tipo de dano à saúde, mas está sendo controlado por meios de prevenção.

 

Definição de Risco

O risco é definido como a possibilidade de haver consequências prejudiciais à saúde física e mental do colaborador dentro do ambiente de trabalho.

O nível de risco varia de acordo com a gravidade dos possíveis danos e as probabilidades de acontecerem.

Leia também: História da Segurança do Trabalho: Saiba como iniciou no Brasil!

 

Como identificar perigos e riscos no trabalho

como identificar perigos e riscos no trabalho

Para fazer a gestão correta da segurança no trabalho, é preciso fazer um levantamento dos perigos e riscos relacionados às atividades da empresa. Dessa forma, é possível estabelecer medidas para mitigar as probabilidades de ocorrência de problemas.

Esse levantamento deve ser minucioso e levar em conta aspectos como:

  • Processo de produção;

  • Maquinário e equipamentos;

  • Instalações;

  • Rotina de atividades;

  • Procedimentos legais e técnicos;

  • Fatores humanos;

  • Fatores externos;

  • Situações emergenciais, etc.

Além disso, é importante frisar que cada área de atuação possui suas particularidades. Por exemplo, uma escola não tem os mesmos riscos que um canteiro de obras.

 

Metodologias de levantamento de perigo e risco

Para fazer um levantamento correto dos perigos e riscos, o profissional responsável pela segurança do trabalho pode aplicar algumas metodologias. Veja os exemplos abaixo!

 

  1. Check-list de perigos e riscos

Como o próprio nome indica, o check-list é uma lista que pode ser usado como um guia de avaliação de todos os pontos de perigo e risco no ambiente de trabalho.

 

  1. Inspeções

As inspeções, sejam elas de rotina ou especiais, possibilitam novas análises e a identificação de riscos que não pareciam tão evidentes à primeira vista. Ou seja, são fundamentais para manter as práticas de mitigação e prevenção atualizadas.

 

  1. Entrevistas

 

Não existe ninguém melhor para falar das dores do que quem realmente põe a mão na massa. Por isso, conversar com os funcionários que executam as atividades é uma estratégia muito assertiva.

Além das metodologias que mencionamos acima, é muito importante investir na educação dos colaboradores. Para isso é possível adotar recursos como: alertas de segurança, cartazes, palestras, workshops, etc.

Ah, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que é uma atividade obrigatória determinada pelas leis brasileiras do trabalho, é uma excelente alternativa para envolver os funcionários nos processos de segurança.

 

Exemplos de Perigo no trabalho

São exemplos de situações perigosas:

  • substâncias químicas;

  • falta de capacitação;

  • chão escorregadio, etc.

 

Exemplos de Riscos no trabalho

E podemos classificar como risco situações como:

  • não uso de EPIs em área perigosa;

  • arranjo físico inadequado;

  • máquinas sem proteção para manuseio, etc.

 

Como gerenciar perigos ocupacionais

O bom gerenciamento dos perigos ocupacionais passa pelo levantamento dos ambientes e possibilidades de ocorrência de acidentes. Uma vez com esses pontos em vista, é possível adotar as medidas necessárias.

 

Como gerenciar riscos ocupacionais

Assim como os perigos ocupacionais, os riscos também devem ser mapeados e, a partir daí, começa o processo de planejamento e implementação da política de contenção de riscos.

Essas medidas são uma obrigatoriedade para as empresas, uma vez que, segundo as leis trabalhistas, o empregador deve fornecer um ambiente seguro para o desenvolvimento de atividades laborais por parte dos colaboradores.

No entanto, nem sempre as empresas estão 100% preparadas e cientes da legislação, e para te auxiliar com isso, você pode contar com o Instituto Santa Catarina!

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de EPI da ISC Treinamentos!

 

Conclusão

Apesar das diferenças conceituais, perigo e risco devem ser tratados com igual seriedade pelas empresas. Afinal, a saúde e bem-estar dos colaboradores deve ser sempre uma prioridade.

Leia também: Plano de Segurança do Trabalho: o que é, importância e como montar?