Blog

História da Segurança do Trabalho: Saiba como iniciou no Brasil!

30/07/2021 - - Categoria: seguranca-do-trabalho



Para que você compreenda a importância das leis de segurança no trabalho, também é necessário entender como essas medidas de proteção foram criadas.
 

Por isso, é tão importante que você conheça a história da segurança do trabalho e quais conquistas de direitos para os trabalhadores desde então.
 

Curioso para saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo, que te explicaremos tudo sobre esse tema!
 

Qual a história da segurança do trabalho?
 

Primeiro, é necessário que você entenda que quando falamos em segurança do trabalho, nos referimos diretamente a metodologias e práticas de prevenção de acidentes.

O objetivo dessas medidas é melhorar as condições em que as atividades são desenvolvidas e proporcionar qualidade de vida e segurança aos trabalhadores.
 

Já a história da segurança do trabalho começa há mais tempo do que você imagina. Aproximadamente em 350 a.C., Aristóteles já estudava as doenças ocupacionais que acometiam os trabalhadores das minas e como evitá-las.
 

Esses são os primeiros registros que demonstram preocupação quanto à saúde dos trabalhadores.

Contudo, o marco da história da segurança do trabalho só ocorreu em 1700, na Itália, com a publicação da obra Bernardino Ramazzini, “De morbis Artificium Diatriba”, que descrevia doenças relacionadas às profissões.
 

Revolução Industrial e a segurança do trabalho 

Outros inúmeros pensadores estudaram as condições precárias de trabalho, até que em 1802, com a Revolução Industrial, surgiu a primeira lei de proteção dos trabalhadores, na Inglaterra.


Nessa época, muitos trabalhadores morriam ou sofriam de doenças por conta das condições de trabalho.


A Lei chamada de Factories Act 1802 (também conhecida como Lei da Moral e Saúde dos Aprendizes) foi aprovada pelo parlamento britânico e estabeleceu as seguintes obrigações para os proprietários das fábricas:

  • limite de 12 horas de trabalho por dia;

  • obrigação de todos ambientes da fábrica serem ventilados;

  • proibição do trabalho de crianças menores de nove anos;

  • as paredes das fábricas deveriam ser lavadas duas vezes por ano;

  • empregadores são responsáveis pelo tratamento de doenças infecciosas.
     

Já em 1919 foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados.

Até hoje, a OIT é responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho.

a historia da seuranca no trabalho no brasil

A segurança do trabalho no Brasil

No Brasil, a história da segurança do trabalho começa em 1919, quando surgiu a Lei n° 3724 com as primeiras regulamentações sobre acidentes de trabalho no país.

Em 1943, o presidente Getúlio Vargas iniciou o processo de direitos trabalhistas com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em seguida, houve a criação da FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), em 1966, que difundiu as medidas de prevenção de acidentes. 

A partir daí, a segurança do trabalho evoluiu gradativamente no Brasil com a criação de leis trabalhistas e fundos de pensão para acidentados.
 

A criação das Normas Regulamentadoras (CNRs)

As primeiras normas regulamentadoras (NRs) foram criadas em 1977 pela Lei nº 6.514, com intuito de regulamentar os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador.
 

Essas normas também fornecem orientações aos empregadores e empregados quanto às especificações de segurança quanto a operacionalização de equipamentos e uso de ferramentas seguras.
 

Dentre as NRs existentes, as principais são:

A evolução da segurança do trabalho ao longo dos anos

Até 1970, a legislação da segurança no trabalho do Brasil era corretiva e não preventiva. Não havia preocupação em se investigar e prevenir as causas destes acidentes.

Foi apenas com a aprovação das normas regulamentadoras que o cenário começou a mudar. Por essa razão, as normas são consideradas um marco na história da segurança do trabalho no Brasil.


Já em 1991, a Lei nº 8.213 implementou os planos de benefícios da Previdência Social, dentre eles, o auxílio voltado aos trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho.
 

Atualmente, os procedimentos que antes eram adotados por formalidades legais, agora fazem parte da gestão das empresas. Sendo assim:

  • a segurança e saúde no trabalho é vista como fundamental na prática das atividades;

  • os trabalhadores têm acesso às informações e cursos relativos à segurança e à saúde no ambiente de trabalho;

  • os empregadores são responsáveis pela aplicação das normas de segurança e saúde do trabalho.

Além disso, a segurança e a proteção à saúde do trabalhador são direitos fundamentais previstos na Constituição Brasileira.
 

Quais foram os principais acontecimentos na segurança no trabalho? 

Para você relembrar a história da segurança do trabalho e acompanhar a evolução do tema, listamos os principais acontecimentos:

  • 1802: publicação da Lei das Fábricas na Inglaterra;

  • 1919: criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT);

  • 1919: publicação da Lei n° 3724, primeira lei brasileira sobre acidentes de trabalho;

  • 1943: criação da CLT no governo de Getúlio Vargas;

  • 1966: criação da FUNDACENTRO;

  • 1978: criação das normas regulamentadoras.
     

Qual é a importância de conhecer a história da segurança do trabalho?
 

Ao conhecer a história da segurança no trabalho, você consegue identificar os avanços e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos.

Em 1970, antes da criação das normas regulamentadoras, o Brasil era campeão em acidentes de trabalho. Atualmente, está em 4º lugar no ranking.

As medidas preventivas foram cruciais para diminuir o número de acidentes, mas ainda há muito trabalho a ser feito.
 

Os números de acidentes são alarmantes. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 a 2020, foram notificados mais de cinco milhões de acidentes no ambiente de trabalho.

 

Portanto, é preciso adotar medidas preventivas para evitar acidentes e, assim, proteger a saúde e a integridade física dos profissionais.

 

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de EPI do Instituto Santa Catarina!

Historia da Segurança do Trabalho ISC

Conclusão

Como vimos, a história da segurança do trabalho começou em 1919 com a criação da primeira lei brasileira sobre acidentes de trabalho.
Desde então, diversas medidas foram criadas para proteger os trabalhadores, como foi o caso do desenvolvimento das normas regulamentadoras.
 

Contudo, ainda há muitas melhorias a serem feitas para que o Brasil consiga reduzir o número de acidentes de trabalho e proporcione um ambiente cada vez melhor aos trabalhadores.

Primeiras Leis de Proteção ao Trabalho: Como surgiu?

Você conhece a história por trás do surgimento das primeiras leis da proteção ao trabalho? Elas remontam desde o século XIX, época em que muitos trabalhadores eram prejudicados por conta das condições do ambiente de trabalho. Neste...

Outubro Rosa: saiba o papel das empresas na luta contra o câncer de mama

Outubro chegou e com ele, a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce da doença: Outubro Rosa. Criada na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (atualmente a...

Diálogo de Saúde e Segurança: O que é e como aplicar na sua empresa

Você já ouviu falar sobre diálogo de saúde e segurança? Também conhecido como DDS (Diálogo Diário de Segurança), trata-se de um bate-papo com os colaboradores de uma empresa antes do expediente de trabalho. Seu principal objetivo é...

Gerenciamento de Risco na Segurança do Trabalho: Saiba o que é

A segurança dos colaboradores deve ser uma das maiores preocupações de toda a empresa, ainda mais se levarmos em consideração que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho Por essa razão, é tão importante...

História da Segurança do Trabalho: Saiba como iniciou no Brasil!

Para que você compreenda a importância das leis de segurança no trabalho, também é necessário entender como essas medidas de proteção foram criadas.   Por isso, é tão importante que você conheça a história da segurança do trabalho...

Controle de EPIs: Qual a Importância e Como Fazer o Controle?

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são extremamente necessários para muitos trabalhadores. Vale sempre lembrar que o uso dos itens é, até mesmo, exigido pelo  Ministério do Trabalho. Diante isso, saber como fazer o controle de EPI...

Gases tóxicos: o que são, tipos e como evitar contaminação?

Os gases tóxicos estão presentes em várias atividades industriais e seus efeitos nocivos diariamente colocam em risco a saúde e a vida de diversos trabalhadores. Por isso, tais substâncias merecem atenção especial no setor de medicina e...

Integração em Segurança do Trabalho: para que serve e qual sua importância?

De acordo com a NR 01, é dever de todo empregador informar aos trabalhadores sobre os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho, bem como formas de mitigar ou eliminar esses riscos. Nesse sentido, a integração em segurança do...

Acidentes no Trabalho Portuário: o que são, causas, tipos e como evitar?

De acordo com a SNPTA (Secretaria Especial de Portos e Transportes Aquaviários), o Brasil possui 175 instalações portuárias, incluindo portos e terminais marítimos. Tratam-se de estruturas importantes para o país, pois ajudam a movimentar o...

O que é considerado Acidente de Trabalho?

Acidente de Trabalho, de acordo com a lei, é aquele ocorrido durante o serviço prestado à empresa. Seja o indivíduo CLT, estagiário, terceiro ou qualquer outro vínculo empregatício. O acidente é caracterizado após perícia pelo INSS...

Coronavírus: Quais EPIs são importantes durante a pandemia?

As Normas Regulamentadoras são essenciais para determinar os cuidados quando o assunto é Segurança do Trabalho. A NR 6, por exemplo, orienta quanto ao uso de EPIs. O surgimento do Coronavírus exige mais atenção tornando seu uso indispensável...

A importância da pausa durante o trabalho

Fazer pausa durante o trabalho é importante? Há quem defenda conseguir ser mais produtivo trabalhando sem intervalo. Por outro lado, há quem precise de um café entre uma tarefa e outra. Pausas no decorrer do dia são importantes e necessárias...

O que saber sobre Integração em Segurança do Trabalho?

Quando um profissional é contratado recebe diversas informações. É orientado quanto às suas atividades e também sobre o que a empresa espera dele. Além disso, deve participar da Integração de Segurança do Trabalho. Por que isso é...

O que é preciso saber sobre Combate a Incêndios?

Incêndios ocorrem quando há união de três elementos: combustível, comburente e calor. O que fazer para evitar acidentes? O que é importante saber sobre combate a incêndio? Evitá-lo é um dos objetivos do Técnico em Segurança do Trabalho....

O que saber sobre Diálogo Diário de Segurança (DDS)?

É cada vez mais comum ocorrerem acidentes de trabalho. Seja por falta de comunicação, treinamento, negligência, ou mesmo desconhecimento dos riscos. Muitas empresas ainda contratam trabalhadores sem capacitação ou formação na área em que...

O que saber sobre Análise Preliminar de Risco (APR)?

Todo trabalho envolve risco. Em maior ou menor grau toda atividade está sujeita a acidentes. Para reduzir esse número são necessárias algumas medidas de segurança. Uma delas é a Análise Preliminar de Risco (APR). Mas qual sua importância na...

O que é preciso saber sobre Primeiros Socorros?

Acidentes por menores que sejam podem ocorrer a qualquer momento. Uma batida de carro, uma explosão, uma queda, estamos suscetíveis a isso diariamente. O que diferencia tais acidentes é a rapidez com que as vítimas são atendidas. Prestar os...

O que é preciso saber sobre Sinalização de Segurança?

Cada empresa atua de forma distinta. Porém os riscos são comuns no dia a dia exigindo que as organizações adotem medidas visando a integridade física e mental de seus trabalhadores. A Sinalização de Segurança é uma dessas medidas. Seu...

Qual o impacto do absenteísmo no Clima Organizacional?

Faltar ao trabalho é comum na cultura brasileira. Seja por questões pessoais, questões médicas, ou mesmo por descontentamento. Esse último é responsável por grande parte das faltas e atrasos. O Clima Organizacional influencia diretamente o...

Direção Defensiva: como aumentar a segurança no trânsito?

De acordo com pesquisas realizadas em todo o mundo foi constatado que grande parte dos acidentes ocorrem por problemas mecânicos. Ou seja, o condutor não se preocupa com as boas condições do veículo. A Direção Defensiva orienta quanto aos...

Quais EPIs indispensáveis durante a pandemia do COVID-19?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão ainda mais em alta devido à pandemia do COVID-19. Por isso, é importante saber exatamente quais são os melhores EPIs para evitar o contágio pelo novo coronavírus e como higienizá-los...

Qual a importância do Técnico de Segurança do Trabalho?

O Técnico de Segurança do Trabalho é o profissional responsável por garantir a saúde e a segurança do trabalhador nos mais diferentes setores corporativos. Graças a ele, funcionários possuem um ambiente mais confortável e seguro para...

Como evitar o novo coronavírus no ambiente de trabalho?

Após quase duas semanas de isolamento social alguns estados já cogitam abrir estabelecimentos como bancos, lotéricas, shoppings e academias. Será que o país está preparado? Será que as empresas estão preparadas? Como evitar a propagação do...

Qual a importância da permissão de trabalho - PT

Apesar de a tecnologia ter evoluído ao longo dos anos ainda há muitas funções que oferecem risco ao trabalhador. Ou seja, são passíveis de acidentes. Para evitá-los algumas necessitam de Permissão de Trabalho. O indivíduo só pode iniciar...

Qual a importância da Higiene Ocupacional?

Um dos principais objetivos no ambiente de trabalho é prevenir acidentes. A empresa deve se atentar à situações de risco e propor melhorias de acordo com os desafios encontrados. Higiene Ocupacional é uma dessas medidas. Continue lendo e saiba...

Manual sobre detecção de gases

Na área da segurança do trabalho o Brasil é carente de bibliografia técnica especializada, e em especial com obras didáticas focadas no público leigo. Para oferecer uma pequena contribuição na solução desse problema o autor Luiz...

Como a Segurança do Trabalho pode diminuir o absenteísmo?

Empresas brasileiras enfrentam diariamente um grande desafio: o absenteísmo. Ele é resultado de diversos fatores. Um deles é a Segurança do Trabalho, ou seja, ausência de um ambiente seguro e que valorize o bem-estar do indivíduo. No artigo de...

Por que as empresas precisam de um Técnico em Segurança?

Antes mesmo de iniciar suas atividades o empresário deve ter ciência da importância de seguir as orientações estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras. Deve também obedecer o que é determinado pelo Ministério do Trabalho. Conforme a lei as...

Por que investir em Segurança do Trabalho?

Toda empresa busca se destacar no mercado, busca ser lembrada por colaboradores, clientes e público em geral. Um dos aspectos avaliados é a ocorrência de acidentes. Quem gostaria de trabalhar num ambiente insalubre ou perigoso? Descubra porque...

O que é preciso saber sobre Sinalização de Segurança?

A Sinalização de Segurança é um conjunto de estímulos visuais e auditivos que tem como objetivo chamar atenção dos trabalhadores enquanto executam suas atividades. Por meio de placas, símbolos e cores a NR 26 instrui quanto aos procedimentos...

5 motivos para fazer cursos online

Qual a importância do técnico em Segurança do Trabalho

Qual a importância da Higiene Ocupacional?

Qual a importância do Técnico em Segurança do Trabalho

Como a Sinalização de Segurança auxilia na prevenção de acidentes

Como apoiar o Outubro Rosa na sua empresa?

O que é preciso saber sobre Primeiros Socorros?

Como prevenir doenças ocupacionais no ambiente de trabalho

O que é SIPAT e qual sua importância para as empresas?

O que é preciso saber sobre Sinalização de Segurança




Categorias

Nossos Cursos

Estados