Quais são os EPIs utilizados na área da saúde

Inegavelmente os EPIs são responsáveis por garantir a saúde e o bem estar do profissional em seu ambiente de trabalho. No entanto, cada profissão requer equipamentos diferentes. A seguir você vai conferir quais são os EPIs utilizados na área da saúde.

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Antes de apontarmos quais são os EPIs utilizados na área da saúde, é preciso primeiramente compreender o que significa essa sigla. Na verdade, EPI significa equipamento de proteção individual e engloba todo produto ou dispositivo de uso individualizado que se destina à proteção e segurança do trabalhador no seu ambiente de trabalho.

No Brasil, a segurança do trabalhador em seu ambiente laboral é assegurada pela CLT (Consolidação das Leis do trabalho) e também pela Lei 6.514/1977. Esta, inclusive, assegura a obrigatoriedade do uso de EPIs sempre que atividade desenvolvida pelo trabalhador representar perigo a sua saúde ou sua vida. 

Além disso, há também a Norma Regulamentadora nº 06, mais conhecida como NR 06. Ela trata especificamente da necessidade do uso dos EPIs quando a atividade exercida pelo profissional incluir riscos.

Quais são os EPIs utilizados na área da saúde?

De forma geral, os equipamentos de proteção individual utilizados por profissionais que trabalham na área da saúde, são:

Luva

É indicada para evitar a contaminação por exposição a produtos e outros materiais biológicos.

Máscaras cirúrgicas

Já as máscaras cirúrgicas são EPIs utilizados na área da saúde para evitar a disseminação de doenças provocadas por vírus e bactérias contidas nas gotículas de saliva ou demais secreções do profissional de saúde durante uma cirurgia.

Máscaras N95

De forma semelhante às máscaras cirúrgicas, a máscara N95 também evita a propagação de doenças. Entretanto, elas são indicadas para profissionais de saúde que entrem em contato com pacientes acometidos por doenças com transmissão aérea, como SARGS, tuberculose e varicela, por exemplo.

Óculos ou proteção facial (Face shield) de acrílico

Enquanto isso, os óculos ou proteções faciais também fazem parte da lista de EPIs utilizados na área da saúde. Contudo, eles são utilizados para proteção do profissional quando há a possibilidade de contaminação por respingos, seja de saliva ou respingos liberados por procedimentos, como os de odontologia.

Avental ou capote

Além dos EPIs citados anteriormente, há também o avental ou capote. Ele é indicado para proteger tanto a pele quanto a roupa do profissional de agentes contaminantes.

Gorro

Por fim, o gorro protege os cabelos do profissional bem como o seu couro cabeludo da exposição a produtos químicos.

E você, gostou de conhecer os EPIs utilizados na área da saúde? Então não perca a oportunidade de saber quais as recomendações da OMS quanto ao uso de EPIs.