O que o Presidente da CIPA deve fazer? Saiba TUDO!

Você sabe o que o presidente da CIPA deve fazer? Conhecer as suas responsabilidades como cipeiro é crucial para implementar medidas que realmente façam a diferença na empresa.

Afinal, essa função é importante para a gestão de segurança do trabalho e você deve saber como se comportar para alcançar melhores resultados.

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer quais as atribuições do cargo, o perfil ideal para ocupar essa posição e como ser um bom presidente da CIPA. Não perca!

Importância da Presidência da CIPA 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo prevenir acidentes e zelar pela saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Já o presidente da CIPA é escolhido pelo empregador e deve representar a empresa. Seu papel é tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores.

Para isso, deve cumprir um rol de atividades consideradas essenciais para promover a segurança do trabalho na empresa.

Por essa razão, se você assumiu esse cargo, precisa saber o que o presidente da CIPA deve fazer para cumprir com a sua obrigação.
 

Afinal, o que o presidente da cipa deve fazer? Principais atribuições!
 

A NR 5 é a norma regulamentadora que trata especificamente das atribuições da CIPA. Nela, consta tudo o que o presidente da cipa deve fazer ao ocupar essa função.

Segundo a norma, dentre suas principais atribuições estão:

  • delegar atribuições ao vice-presidente;

  • coordenar e supervisionar as atividades de secretária;

  • convocar os membros para as reuniões da CIPA;

  • manter os empregados atualizados sobre os trabalhos da CIPA;

  • coordenar as reuniões da CIPA.

Ainda existem atribuições conjuntas com o vice-presidente da CIPA. Veja o que o presidente da cipa deve fazer ao lado do seu vice:

  • garantir as condições necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos da CIPA;

  • coordenar e supervisionar as atividades da CIPA para que os objetivos propostos sejam alcançados;

  • delegar atribuições a todos os cipeiros;

  • divulgar as decisões da CIPA a todos os trabalhadores;

  • constituir a comissão eleitoral;

  • encaminhar os pedidos de reconsideração das decisões da CIPA.
     

Qual é o perfil ideal para ocupar a Presidência da CIPA?

Agora que você já sabe o que o presidente da CIPA deve fazer, é hora de entender qual o perfil ideal para ocupar esse cargo.

Na verdade, não existe um perfil considerado ideal para o presidente da CIPA e nem para qualquer outro cargo de liderança.

Isso porque o perfil do líder deve ir de encontro ao perfil de cada empresa e suas necessidades. Portanto, você deve se adequar à cultura e aos valores da organização onde você trabalha.

Contudo, é importante que você saiba que todo líder deve conseguir integrar e engajar sua equipe, saber ouvir e conseguir delegar tarefas com assertividade. 

Além disso, também existem competências que todo bom líder deve possuir, pois são essenciais para o sucesso de um time, inclusive um grupo de cipeiros. São elas:

  • comunicação: comunicar-se de maneira clara, confiante e honesta;

  • motivação: conseguir incentivar e engajar em seus liderados;

  • delegação: saber distribuir tarefas entre os membros da equipe;

  • responsabilidade: ser responsável por seus liderados e pelo sucesso ou fracasso da equipe;

  • comprometimento: demonstrar comprometimento com os valores e a missão da empresa e da CIPA.
     

Dicas para quem quer ser um Bom Presidente da CIPA

Uma gestão bem-sucedida da CIPA proporciona inúmeros benefícios para empresa, como melhora das condições de trabalho, maior conformidade com as normas e leis e diminuição dos acidentes de trabalho.

A partir daí, também é possível melhorar o clima organizacional dentro da organização, impulsionar a produtividade das equipes e aumentar a credibilidade da empresa junto à sociedade.

Para conquistar esses benefícios para a empresa e colaboradores, você precisa saber o que o presidente da CPA deve fazer e desenvolver bem seu papel. Entenda como:

Saiba ouvir

Para ser um bom presidente da CIPA, você deve ser um bom ouvinte, e ouvir é muito importante.

Às vezes, as autoridades falam demais e ouvem muito pouco, o que está errado. A pessoa que sabe ouvir pode olhar situações de diferentes ângulos e o trabalho do líder tende a melhorar.

Quanto mais você escuta, mais você aprende, o que gera maiores chances de sucesso, independente do ramo de atuação.

Sempre que alguém lhe der uma dica, pare e analise-a antes de tomar uma decisão ou expressar sua opinião. 
 

Seja ativo

Se quiser ter sucesso nessa empreitada, você só tem uma saída: entrar em um novo estágio de comportamento em sua vida, deixar de lado a timidez e a passividade e assumir a posição de liderança que lhe foi confiada!

Não tenha medo de buscar e analisar problemas e propostas de soluções, nem de apresentar as informações obtidas em reuniões.
 

Saiba delegar

Uma das grandes competências dos líderes é saber delegar tarefas e responsabilidades com assertividade.

Você, como presidente da equipe de cipeiros, não conseguirá lidar com todas as atribuições da CIPA, é crucial saber delegar responsabilidades de acordo as competências de cada liderado.

Pode não ser uma tarefa fácil, porém trabalhar em equipe é sempre o melhor caminho para alcançar melhores resultados.
 

Lembre-se do seu propósito

Você não pode esquecer o que o presidente da CIPA deve fazer! Tenha em mente que a sua missão é pensar no outro e de trabalhar para melhorar as condições do ambiente de trabalho. 

Portanto, cuidado para não se impor demais ou mandar demais. Todos os cipeiros possuem um propósito em comum: promover a segurança no trabalho!


Dê feedbacks

Para manter os cipeiros motivados e envolvidos com as atividades da CIPA, implemente a cultura de feedback.

Essa ação não apenas motiva o grupo, como também ajuda a extrair mais empenho e alcançar melhores resultados.
 

Treine sua equipe

Todos os representantes da CIPA devem atuar com foco na proteção e promoção da saúde do trabalhador.

Para isso, devem conhecer suas funções e saber desenvolver suas atividades. Portanto, é fundamental que todos os cipeiros estejam devidamente treinados por meio de um curso de CIPA!

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de CIPA do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

Como vimos, saber o que o presidente da CIPA deve fazer ao ser nomeado e reunir dicas sobre como desempenhar bem essa função é fundamental para uma gestão bem-sucedida.

Assim, você conseguirá proporcionar maiores benefícios para a empresa e para os colaboradores, como redução dos acidentes de trabalho e maior segurança dentro da empresa.