Blog

O que o Presidente da CIPA deve fazer? Saiba TUDO!

20/08/2021 - - Categoria: nr-05-cipa



Você sabe o que o presidente da CIPA deve fazer? Conhecer as suas responsabilidades como cipeiro é crucial para implementar medidas que realmente façam a diferença na empresa.

 

Afinal, essa função é importante para a gestão de segurança do trabalho e você deve saber como se comportar para alcançar melhores resultados.

 

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer quais as atribuições do cargo, o perfil ideal para ocupar essa posição e como ser um bom presidente da CIPA. Não perca!

Importância da Presidência da CIPA 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo prevenir acidentes e zelar pela saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho.

 

Já o presidente da CIPA é escolhido pelo empregador e deve representar a empresa. Seu papel é tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores.

 

Para isso, deve cumprir um rol de atividades consideradas essenciais para promover a segurança do trabalho na empresa.

Por essa razão, se você assumiu esse cargo, precisa saber o que o presidente da CIPA deve fazer para cumprir com a sua obrigação.
 

Afinal, o que o presidente da cipa deve fazer? Principais atribuições!
 

A NR 5 é a norma regulamentadora que trata especificamente das atribuições da CIPA. Nela, consta tudo o que o presidente da cipa deve fazer ao ocupar essa função.

 

Segundo a norma, dentre suas principais atribuições estão:

  • delegar atribuições ao vice-presidente;

  • coordenar e supervisionar as atividades de secretária;

  • convocar os membros para as reuniões da CIPA;

  • manter os empregados atualizados sobre os trabalhos da CIPA;

  • coordenar as reuniões da CIPA.

 

Ainda existem atribuições conjuntas com o vice-presidente da CIPA. Veja o que o presidente da cipa deve fazer ao lado do seu vice:

  • garantir as condições necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos da CIPA;

  • coordenar e supervisionar as atividades da CIPA para que os objetivos propostos sejam alcançados;

  • delegar atribuições a todos os cipeiros;

  • divulgar as decisões da CIPA a todos os trabalhadores;

  • constituir a comissão eleitoral;

  • encaminhar os pedidos de reconsideração das decisões da CIPA.
     

Qual é o perfil ideal para ocupar a Presidência da CIPA?

Agora que você já sabe o que o presidente da CIPA deve fazer, é hora de entender qual o perfil ideal para ocupar esse cargo.

Na verdade, não existe um perfil considerado ideal para o presidente da CIPA e nem para qualquer outro cargo de liderança.

 

Isso porque o perfil do líder deve ir de encontro ao perfil de cada empresa e suas necessidades. Portanto, você deve se adequar à cultura e aos valores da organização onde você trabalha.

 

Contudo, é importante que você saiba que todo líder deve conseguir integrar e engajar sua equipe, saber ouvir e conseguir delegar tarefas com assertividade. 

 

Além disso, também existem competências que todo bom líder deve possuir, pois são essenciais para o sucesso de um time, inclusive um grupo de cipeiros. São elas:

  • comunicação: comunicar-se de maneira clara, confiante e honesta;

  • motivação: conseguir incentivar e engajar em seus liderados;

  • delegação: saber distribuir tarefas entre os membros da equipe;

  • responsabilidade: ser responsável por seus liderados e pelo sucesso ou fracasso da equipe;

  • comprometimento: demonstrar comprometimento com os valores e a missão da empresa e da CIPA.
     

Dicas para quem quer ser um Bom Presidente da CIPA

Uma gestão bem-sucedida da CIPA proporciona inúmeros benefícios para empresa, como melhora das condições de trabalho, maior conformidade com as normas e leis e diminuição dos acidentes de trabalho.

 

A partir daí, também é possível melhorar o clima organizacional dentro da organização, impulsionar a produtividade das equipes e aumentar a credibilidade da empresa junto à sociedade.

 

Para conquistar esses benefícios para a empresa e colaboradores, você precisa saber o que o presidente da CPA deve fazer e desenvolver bem seu papel. Entenda como:

Saiba ouvir

Para ser um bom presidente da CIPA, você deve ser um bom ouvinte, e ouvir é muito importante.

 

Às vezes, as autoridades falam demais e ouvem muito pouco, o que está errado. A pessoa que sabe ouvir pode olhar situações de diferentes ângulos e o trabalho do líder tende a melhorar.

 

Quanto mais você escuta, mais você aprende, o que gera maiores chances de sucesso, independente do ramo de atuação.

Sempre que alguém lhe der uma dica, pare e analise-a antes de tomar uma decisão ou expressar sua opinião. 
 

Seja ativo

Se quiser ter sucesso nessa empreitada, você só tem uma saída: entrar em um novo estágio de comportamento em sua vida, deixar de lado a timidez e a passividade e assumir a posição de liderança que lhe foi confiada!

 

Não tenha medo de buscar e analisar problemas e propostas de soluções, nem de apresentar as informações obtidas em reuniões.
 

Saiba delegar

Uma das grandes competências dos líderes é saber delegar tarefas e responsabilidades com assertividade.

 

Você, como presidente da equipe de cipeiros, não conseguirá lidar com todas as atribuições da CIPA, é crucial saber delegar responsabilidades de acordo as competências de cada liderado.

Pode não ser uma tarefa fácil, porém trabalhar em equipe é sempre o melhor caminho para alcançar melhores resultados.

O que o Presidente da CIPA deve fazer funcoes
 

Lembre-se do seu propósito

Você não pode esquecer o que o presidente da CIPA deve fazer! Tenha em mente que a sua missão é pensar no outro e de trabalhar para melhorar as condições do ambiente de trabalho. 

 

Portanto, cuidado para não se impor demais ou mandar demais. Todos os cipeiros possuem um propósito em comum: promover a segurança no trabalho!


Dê feedbacks

Para manter os cipeiros motivados e envolvidos com as atividades da CIPA, implemente a cultura de feedback.

Essa ação não apenas motiva o grupo, como também ajuda a extrair mais empenho e alcançar melhores resultados.
 

Treine sua equipe

Todos os representantes da CIPA devem atuar com foco na proteção e promoção da saúde do trabalhador.

 

Para isso, devem conhecer suas funções e saber desenvolver suas atividades. Portanto, é fundamental que todos os cipeiros estejam devidamente treinados por meio de um curso de CIPA!

 

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de CIPA do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

Como vimos, saber o que o presidente da CIPA deve fazer ao ser nomeado e reunir dicas sobre como desempenhar bem essa função é fundamental para uma gestão bem-sucedida.

 

Assim, você conseguirá proporcionar maiores benefícios para a empresa e para os colaboradores, como redução dos acidentes de trabalho e maior segurança dentro da empresa.

O que o Presidente da CIPA deve fazer? Saiba TUDO!

Você sabe o que o presidente da CIPA deve fazer? Conhecer as suas responsabilidades como cipeiro é crucial para implementar medidas que realmente façam a diferença na empresa.   Afinal, essa função é importante para a gestão de...

CIPA: o que é e como aplicá-la na prática em sua empresa

Um dos temas mais importantes na segurança do trabalho é a CIPA, criada na intenção de diminuir riscos aos trabalhadores. A sigla, que significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, une-se a outras que estão incluídas na legislação...

CIPA: qual seu papel dentro de uma empresa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como principal objetivo prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Prevista na NR 5 e na CLT, a comissão é obrigatória em empresas com mais de 20 funcionários. A CIPA...

CIPA: quais as medidas de higiene devem ser adotadas no ambiente de trabalho?

As medidas de higiene do trabalho são fundamentais para a saúde dos funcionários. Assim sendo, veja a seguir mais informações sobre o assunto, e saiba como criar um ambiente de acordo com as exigências sanitárias para o bem-estar de...

Quais são as principais atividades da CIPA?

As responsabilidades das principais atividades da CIPA são muito importantes quando se fala em prevenir acidentes de trabalho. A sigla, que significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, está prevista em lei para as empresas que...

Como a CIPA é organizada nas empresas?

Presente em empresas públicas ou privadas, a CIPA é a sigla que define a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Seu principal objetivo é promover a segurança e a saúde do trabalhador dentro de ambientes corporativos com mais de 19...

Qual a função da CIPA nas empresas?

É obrigação do empregador zelar pela saúde e Segurança do Trabalho dentro da organização. Ou seja, ele é responsável por estabelecer medidas para controle de riscos. Programas como PPRA, PCMSO e CIPA devem estar presente em todas as...

Você tem certeza que a CIPA possui apenas 15 atribuições???

Com certeza, durante o curso de CIPA, foram apresentadas e comentadas exaustivamente as atribuições da CIPA. Segundo a NR 5, no item \'Das atribuições\' subitem 5.16, a CIPA terá por atribuição 15 itens, ou 15 atribuições, pelas quais...

Por que debater sobre AIDS no trabalho?

Apesar de a AIDS ser um dos temas abordados pela CIPA durante suas reuniões para muitas empresas o assunto ainda é tabu. É delicado tanto para aqueles que possuem a doença como para os que precisam aprender sobre...

CIPA: Quais seus benefícios no ambiente de trabalho? 

De acordo com a NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a CIPA é uma comissão formada por trabalhadores de uma determinada empresa que se reúne com o objetivo de discutir as condições...

Quais as vantagens da CIPA para sua empresa?

CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. De acordo com a NR 5 ela tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação...

Treinamento de CIPA para funcionários de condomínios

De acordo com a NR-5 (CIPA) todos os condomínios que possuem mais de 51 funcionários devem formar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Mesmo aqueles que possuem quantidade menor devem escolher um...

Porque investir em campanhas de Segurança do Trabalho?

É comum na maioria das empresas o funcionário ser contratado, receber orientações iniciais, uniforme e já começar suas atividades. Porém Segurança do Trabalho é algo contínuo e...

Qual a importância da CIPA?

Garantir a segurança dos empregados é a principal obrigação da empresa. Essa segurança depende da implantação de programas como PPRA e PCMSO, e de equipes como a CIPA que tornem essa...

Veja como ocorre o funcionamento da CIPA

A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido (subitem 5.23). As reuniões ordinárias da CIPA devem ser realizadas durante o expediente normal da empresa e em local...

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Como fruto da consolidação do processo da Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, ficaram evidentes a importância e a necessidade de serem criados instrumentos que...

Síndrome da imunodeficiência adquirida - AIDS

A AIDS é um conjunto de sinais, sintomas e alterações laboratoriais em decorrência da infecção causada pelo vírus HIV. Mesmo sem apresentar os sintomas, é possível transmitir o...

E se a empresa não possuir técnico de segurança e CIPA?

Quem cuidará da CIPA em casos em que a empresa não tem técnicos ou engenheiros em segurança do trabalho? Certamente essa é uma dúvida constante e pouco sanada. Mas, hoje traremos a reposta para tal...

Como funciona o treinamento da CIPA?

Muitas pessoas não sabem como funciona o treinamento da CIPA, portanto separamos um post somente para tratar desse assunto tão importante. Acompanhe para saber mais sobre o treinamento. É de extrema relevância que a...

NR 05 - Funcionamento e Organização da CIPA

De acordo com a NR 05 a Organização da CIPA é obrigatória em diversos tipos de empresas seja ela pública ou privada, independente de sua constituição tendo ou não fins lucrativos. Se possuirem...

A importância da prevenção contra a AIDS

De acordo com o MTE todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos de administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas,...

Como dimensionar a CIPA na sua empresa passo a passo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) deve estar presente nos mais diversos tipos de empresas. Essa comissão tem por objetivo criar medidas para prevenir e diminuir o número de acidentes por meio de...

Qual objetivo da cipa

Objetivo do Curso de CIPA Objetivo do curso CIPA A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar...

O que é CIPA: saiba mais sobre suas atribuições

De acordo com a NR 5 a CIPA é uma comissão que deve estar presente nas empresas com mais de 20 funcionários e seu objetivo é verificar as condições de trabalho e garantir mais segurança e qualidade de...

Quais são as principais atividades da CIPA?

A CIPA (Comissão interna de prevenção de Acidentes) exerce um forte papel na sociedade, visto que hoje no Brasil o número de acidentes de trabalho ocorre diariamente, ou seja, a cada dez minutos um trabalhador morre...

Por que fazer o curso de CIPA?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão formada por funcionários que tem entre suas funções analisar o ambiente de trabalho e os possíveis riscos de acidentes e assim definir medidas para combater e minimizar os...

Estabilidade dos membros e presidente da CIPA

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma das partes fundamentais de uma empresa, afinal, seu objetivo é observar e relatar todas as condições de risco nos ambientes de trabalho e,...

Benefícios alcançados pela implantação da CIPA

Para controlar o ambiente de trabalho e diminuir a incidência de acidentes de trabalho, é preciso que seja criada uma comissão que tenha por objetivo analisar, levantar informações, e propor possíveis...

A importância da Análise e Mapa de Risco

O ambiente de trabalho deve ser um local que ofereça condições ideais de segurança e proteção aos trabalhadores para que estes possam exercer suas funções com tranquilidade e eficiência. É dever do empregador oferecer um ambiente...

CIPA - Para que serve? O treinamento é obrigatório?

A norma regulamentadora NR5 dispõem os requisitos básicos para a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)...

Como criar a CIPA na sua empresa?

Primeiros Socorros: A importância de Possuir Conhecimento

Informações Importantes Sobre NR 05 (CIPA) e sua Aplicação

A importância da CIPA para diminuir Acidentes de Trabalho

O que é CIPA? Importante instrumento da segurança no trabalho

Planos de Contingência: Um novo desafio para o SESMT

01 - CIPA - Objetivo - Constituição

02 - CIPA - Organização

03 - CIPA - Atribuições

04 - CIPA - Funcionamento




Categorias

Nossos Cursos

Estados