NR 18 - A importância de um ambiente seguro na Construção Civil

NR 18 Construcao Civil Instituto SCAs NRs têm como objetivo garantir a segurança nos mais diferentes ambientes de trabalho, orientando empresas e funcionários acerca dos cuidados necessários ao realizar as atividades no dia a dia, além da maneira correta de utilizar EPI's e EPC's.

Na Construção Civil as diretrizes são de ordem administrativa, de planejamento, de organização e tem por objetivo implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho.

Conforme estatísticas foi verificado que a cada 15 segundos, 150 trabalhadores sofrem acidentes, seja por objetos que caem, escorregões, além de falta de atenção, descuido, falta de informação, treinamento, entre outros.

A Construção civil é uma das áreas em que mais ocorrem acidentes, sendo assim a atenção dispensada precisa ser ainda maior.

Entre os acidentes mais comuns estão:

- quedas;
- cortes;
- soterramento;
- atropelamento;
- choque elétrico;
- queda de objetos;
- projeção de corpo estranho nos olhos.

Algumas situações facilitam a ocorrência de acidentes, são elas:

Pressa - realizar qualquer atividade com pressa sem levar em consideração a própria integridade física ou dos colegar de trabalho.

Improvisação - utilizar outros instrumentos que não aqueles adequados para o trabalho.

Auto-exclusão - ver situações de risco em outras áreas da empresa e não avisar os colegas ou o superior.

Exceção - agir de forma diferente porque o trabalho será rápido, fácil ou acredita que tem conhecimento suficiente para não seguir as regras.

Presumir - pensar que só porque não ocorreu acidente antes significa que é seguro e não há necessidade de usar os procedimentos adequados.

Além desses acidentes, a Construção civil também pode ocasionar doenças ocupacionais, como alergias, irritações, queimaduras, infecções, entre outras.

Apesar da NR 18 determinar as diretrizes a serem seguidas na área da Construção Civil, outras normas também são fazem parte, uma delas é a NR 6, que orienta os funcionários com relação ao uso dos EPI's, de forma que:

- sejam usados apenas para a finalidade a que se destina;
- responsabilizar-se por conservar e guardar após seu uso;
- fazer seu uso nas áreas de risco e também nas atividades que gerem risco.

Os empregadores por sua vez também possuem algumas obrigações: exigir que seus funcionários usem EPI's, realizar treinamentos, fornecer equipamentos aprovados pelo Ministério do Trabalho e equipamentos de acordo com cada atividade.

Mesmo no cenário econômico em que estamos atualmente, o mercado da Construção Civil vem mostrando crescimento, sendo assim é preciso aumentar a cautela e o treinamento, para que o número de acidentes possa diminuir.

O ISC oferece diversos cursos, entre eles o Curso NR 18 - Segurança na Indústria da Construção Civil. Ofereça esse curso aos seus funcionários e garanta uma maior qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Entre em contato através do nosso site ou 0800, estamos preparados para sanar suas dúvidas.