Construção Civil: como diminuir acidentes com eletricidade

Não é raro observar acidentes com eletricidade durante a prática da construção civil. Essa área lida com muitos equipamentos e diversos outros riscos de acidentes de trabalho, por isso é importante ficar atento a cada detalhe para se prevenir. De fato, há dicas simples que podem facilitar essa prevenção.

Se você trabalha na construção civil, especialmente como responsável pelas equipes, sabe que o custo da prevenção é menor do que o da reparação dos danos. Portanto, deve sempre ter atenção a esse tema!

Legislação nacional

Os acidentes com eletricidade não devem ser prevenidos apenas de forma espontânea. Na verdade, esse cuidado já está previsto em diversas leis nacionais, portanto pode causar multas e até mesmo a prisão caso não seja cumprido.

Um acontecimento importante em toda legislação do país sobre acidentes com eletricidade foi o acidente da Boate Kiss, em 2017. Com isso, boa parte das leis foi atualizada, inclusive aquelas que regulamentam a construção civil. Atualmente, as principais normas regulamentadoras sobre o tema são as seguintes:

● NBR 12615 (Sistema de Combate a Incêndio por Espuma);
● NBR 12692 (Inspeção, Manutenção e Recarga em Extintores de Incêndio);
● NBR 11742 (Porta Corta-Fogo para Saída de Emergência).

É claro que há outras regulamentações conforme cada caso particular para diminuir acidentes com eletricidade. A categoria de risco do ambiente também será determinante, por isso você deve buscar conhecer melhor esses detalhes, assim como a sua equipe.

Você deve conhecer também as NRs 10 e 23. A NR 10 estabelece as diretrizes para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos nos ambientes de trabalho para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores que trabalhem, direta ou indiretamente, com instalações elétricas e serviços com eletricidade. Já a NR 23 orienta sobre o que deve ser feito em casos de incêndio.

Prevenindo acidentes com eletricidade

E como realmente prevenir acidentes com eletricidade? Há algumas formas bem simples de começar a fazer isso, por isso você deve sempre manter a sua equipe atualizada sobre as medidas mais eficazes. Confira melhor nos tópicos a seguir!

Conhecer as normas do Corpo de Bombeiros

Além das normas regulamentadoras que você viu acima e são muito importantes, cada estado e cidade pode ter a sua legislação adicional. Por isso, antes de qualquer obra é necessário se atualizar sobre as regras do Corpo de Bombeiros.

Há muitos detalhes que você e a sua equipe devem conhecer. Entre eles estão os prazos e equipamentos exigidos na prevenção de acidentes com eletricidade. Verifique ainda o que é indicado conforme o tipo de edificação que esteja construindo.

Contratar profissionais especializados

Se você não entende bem do assunto, contrate quem entenda. Essa é uma regra que vale para vários casos, não é mesmo? É como diagnosticar uma doença no seu corpo: você irá procurar um médico para fazer isso.

Portanto, na hora de prevenir acidentes com eletricidade na construção civil, confie em especialistas no tema. Eles poderão orientar sobre todos os aspectos que precisam ser revistos no projeto e até mesmo conversar com a sua equipe, se necessário.

Armazenar produtos e equipamentos em segurança

Um dos principais causadores de acidentes com eletricidade em obras é justamente a falta de organização. Muitos produtos e equipamentos ficam expostos no canteiro de obras sem a devida precaução e acabam causando esse tipo de problema, entre outros.

Por isso, é fundamental que se afaste produtos químicos e inflamáveis das fontes de ignição. Além disso, o ideal é que sejam manuseados somente por colaboradores que sejam treinados para isso e saibam a forma correta de uso.

Outro ponto importante é a sinalização de segurança. Sempre que houver risco de acidentes com eletricidade nos produtos e equipamentos em volta, mantenha isso bem visível para que as pessoas evitem mexer neles sem ter preparo.

Realizar a manutenção preventiva dos equipamentos elétricos

Os equipamentos elétricos também precisam de manutenção. Se isso não acontecer, o risco de acidentes com eletricidade aumenta de forma considerável.

Se você tem utilizado alguns equipamentos por muito tempo sem reparar nisso, redobre a atenção. Contrate profissionais para realizar a manutenção ou até mesmo descarte aqueles que possuam defeitos arriscados. Uma 'falha de contato' que parece inocente pode causar um grande incêndio!

Investir em extintores e hidrantes

O seu canteiro de obra está bem equipado com hidrantes, mangueiras e extintores de incêndio? Muitos pensam que sim, mas quando pesquisam sobre o assunto ou recebem treinamentos descobrem o contrário.

A quantidade de extintores necessários depende de uma série de fatores. A localização dos hidrantes e mangueiras também precisa seguir uma lógica eficiente caso seja necessário o seu uso.

E é importante lembrar do tópico acima sobre manutenção: os seus extintores estão na validade e prontos para o uso? São muitos detalhes, mas todos são importantes para evitar acidentes com eletricidade na construção civil e proteger você, seus colaboradores e o patrimônio.

Quer capacitar seus colaboradores sobre o tema? Conheça nossos cursos de instalações elétricas e tenha mais segurança e eficiência em seu canteiro de obras.