Uso de EPIs Conforme NR 06 e NR 12 para Açougues

Uso de EPIs para AcouguesEPI's são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador que estão expostos aos riscos químico, físico, biológico e de acidentes de trabalho, de forma a reduzir os riscos de comprometimento à saúde e integridade física.

A NR-6 estabelece em suas diretrizes a responsabilidade do uso de EPI's para a empresa, os funcionários e também o fabricante, sendo assim, os equipamentos podem estar no mercado somente se obedecerem as normas estabelecidas por órgão competente.

Cabe ao fabricante fornecer equipamentos de qualidade e com selo de garantia, que não comprometam a integridade e segurança dos trabalhadores. Ao empregador cabe as seguintes obrigações conforme NR-6:

- Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
- Exigir seu uso;
- Fornecer ao trabalhador somente o equipamento aprovado pelo órgão, nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
- Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado,
- Guarda e conservação;
- Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
- Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
- Comunicar o MTE qualquer irregularidade observada.

Cabe ao funcionário fazer o bom uso e mantê-los em perfeitas condições, além de:

- Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina;
- Responsabilizar-se pela guarda e conservação;
- Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio ao uso;
- Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Em um açougue por exemplo é necessário o uso de botas de borracha de cano alto (para evitar queda de objetos nos pés e possíveis acidentes), luvas de borracha (para evitar cortes durante o manuseio da carne), casaco de frio (no caso de açougues que tenham câmera fria), avental impermeável de PVC, touca de proteção e máscara descartável.

Como vemos, além do estabelecimento oferecer um bom atendimento aos seus clientes, é preciso também que estejam preocupados com o cliente interno (o funcionário), sem ele se torna mais difícil manter a empresa em funcionamento. Ao ser admitido, é necessário que a empresa realize integração, treinamentos, e prepare bem o funcionário para assumir sua função.

Em açougues corre-se o risco de escorregar devido ao chão úmido, cortes com facas, resfriados devido baixa temperatura, todos esses fatores causam podem ocasionar afastamento do funcionário, sendo assim é preciso direcionar cuidado e atenção para que esteja bem preparado e informado.

Além de ser exigido por lei, a Segurança e Saúde do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho, a satisfação, e a segurança dos trabalhadores.

O ISC tem por objetivo se tornar referência em Segurança do Trabalho, assim oferece em sua grade cursos sobre EPI's, NR-6, e também NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (Açougues e Mercearias), melhore a segurança em sua empresa. Acesse nosso site e saiba mais detalhes.