Quais cuidados devem ser tomados em pontes rolantes?

Operações com pontes rolantes despertam a preocupação dos diferentes profissionais envolvidos com Segurança do Trabalho. Afinal, o equipamento, que é usado em diversos setores da economia, oferece inúmeros riscos à integridade física do trabalhador.

A título de informação adicional, apenas em Piracicaba, São Paulo, a movimentação de cargas é considerada a principal causa de acidentes de trabalho. Inclusive, em 2019 essa ocorrência aumentou mais de 13% na cidade, quando comparada ao ano de 2018.

Na verdade, esses dados revelam o quanto é importante tomar alguns cuidados ao operar máquinas transportadoras de materiais. Quer saber quais são? Então acompanhe o artigo a seguir.

Mas afinal, o que são pontes rolantes?

Pontes rolantes são equipamentos de elevação e transporte de cargas que se movem sobre trilhos. Elas são muito utilizadas para içar e movimentar produtos muito pesados ou de grandes dimensões. Por causa dessa atribuição, são equipamentos indispensáveis no setor naval, portuário, metalúrgico, construção civil e em vários outros.

O que diz a NR 11 sobre segurança em operações com pontes rolantes?

As normas de segurança para a operação de equipamentos de movimentação de materiais estão previstas na NR 11. É ela quem estabelece as diretrizes a serem seguidas para proteger a saúde e a vida dos trabalhadores envolvidos nessa atividade, tais como:

Inspeção inicial

Antes de iniciar qualquer atividade que envolva pontes rolantes, deve-se fazer uma checagem no equipamento.

Essa tarefa tem como principal finalidade verificar se ele está em perfeitas condições para o trabalho. Isso envolve inspecionar os cabos de aço, cordas, ganchos, correntes e demais acessórios do equipamento. Caso seja detectado alguma peça com defeito, a mesma deverá ser substituída.

Limites de carga

Além da inspeção inicial, outro cuidado que se deve ter ao operar pontes rolantes é respeitar o limite de carga do equipamento. De acordo com a NR 11, a carga máxima permitida deve estar indicada em local visível.

Pessoas no local

A queda de cargas é uma das maiores causas de acidentes com pontes rolantes. Para evitá-los, o recomendado é parar a movimentação sempre que alguma pessoa não autorizada esteja no local.

Além disso, ainda que autorizado, um operador não deve ficar embaixo da carga enquanto ela estiver içada. E na hora de ajeitar a carga para que elas sejam elevadas, é preciso tomar cuidado com pontos de esmagamento.

Percebeu como operações com pontes rolantes podem ficar mais seguras com simples cuidados? Gostou deste artigo? Então continue acompanhando o nosso blog! Nele, você encontra tudo o que precisa saber sobre saúde e segurança do trabalho!