Riscos Ergonômicos no Telemarketing: quais são e como prevenir?

Conhecer os riscos ergonômicos no Telemarketing é a melhor maneira de adotar medidas capazes de garantir o bem-estar físico e mental dos profissionais que trabalham no setor. Além disso, essa também é uma ótima forma de evitar multas e sanções trabalhistas, bem como perder em produtividade por causa de afastamentos dos colaboradores. Entenda a seguir.

Mas afinal, quais são os riscos ergonômicos no Telemarketing?

De fato, os operadores de telemarketing ficam expostos a diversas doenças ocupacionais, como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Contudo, os riscos ergonômicos no Telemarketing estão entre os problemas mais comuns e mais graves, já que causam distúrbios osteomusculares muitas vezes irreversíveis.

De acordo com a NR 17, o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é o responsável por identificar esses riscos, ditando medidas que devem ser tomadas para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Entre os principais riscos ergonômicos, podemos citar:

LER – Lesões por esforço repetitivo

A princípio, as lesões por esforço repetitivo (LER) fazem parte dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Conforme o próprio nome sugere, elas são causadas por movimentos repetitivos. Mas não somente por isso. A falta de arranjo físico adequado, cobranças excessivas e falta de pausas para descanso também causam o problema. Só em 2019, quase 39 mil trabalhadores foram afastados de seus postos de trabalho por LER.

Alterações posturais

Outro entre os riscos ergonômicos no Telemarketing que você não pode ignorar são os problemas na coluna, como lombalgias e desvios posturais. Isso acontece porque os operadores de telemarketing passam muito tempo sentados na mesma posição, o que acaba sobrecarregando a coluna. E isso, é claro, gera desconforto e curvaturas irregulares da região lombar.

PAIR - Perda auditiva induzida pelo ruído

Além dos riscos já citados anteriormente, os operadores de telemarketing também estão sujeitos à perda auditiva, geralmente causada por níveis de ruídos acima dos tolerados pela legislação. Além disso, headsets de má qualidade, infecções auriculares decorrentes de protetores sujos ou do compartilhamento do equipamento com outros operadores também podem causar perda auditiva.

E como prevenir os riscos ergonômicos no Telemarketing?

Ainda de acordo com a NR 17, você, gestor de call center, pode tomar algumas medidas preventivas para evitar os riscos ergonômicos no telemarketing, a saber:

  • Pausas regulares para descanso e alimentação;
  • Móveis ergonômicos, capazes de garantir a saúde e o bem-estar físico dos colaboradores no ambiente de trabalho;
  • Iluminação adequada;
  • Ar-condicionado em temperatura agradável e com manutenção periódica.

Certamente agora você já conhece os principais riscos ergonômicos no Telemarketing, não é mesmo? Então que tal aprofundar seus conhecimentos e saber como é feito o treinamento de ergonomia para Call Center?