Como deve ser o treinamento de Ergonomia para Call Center?

O treinamento de ergonomia para call center é tão importante, que faz parte das diretrizes na NR 17 no que diz respeito à segurança, saúde e o bem-estar do trabalhador. Essa capacitação tem como principal finalidade informar aos operadores de teleatendimento sobre os riscos oferecidos pela profissão, bem como formas de preveni-los no dia a dia.

Treinamento de ergonomia para call center de acordo com a NR 17

De acordo com a NR 17, a capacitação profissional para operadores de telemarketing se estende também aos profissionais temporários e deve levar em conta os seguintes fatores:

Fatores de risco para a saúde

Sem dúvida alguma conhecer os fatores de risco é a melhor forma que o funcionário tem para adotar medidas capazes de prevenir doenças ocupacionais. Entre as mais comuns no call center, estão ergonômicas, causadas por movimentos repetitivos, má postura e exposição a ruídos, como por exemplo:

  • Tendinite;
  • Bursite;
  • Artrite e artrose;
  • Hérnia de disco;
  • Lombalgia;
  • Perda auditiva;
  • Comprometimento das funções vocais;
  • Problemas de visão;
  • Síndrome do túnel do carpo.

Medidas de prevenção

Para cada doença ocupacional listada anteriormente, o treinamento deve apresentar formas para diminuir esses riscos.

Em outras palavras, isso significa dizer que o treinamento de ergonomia para call center deve orientar os funcionários sobre como manter uma postura adequada durante o expediente.

Da mesma forma, eles devem ser instruídos sobre como usar os equipamentos para evitar LER e sobre as medidas de higiene que devem ser utilizadas em equipamentos individuais, como o headset, por exemplo.

Duração do treinamento de ergonomia para call center

A princípio, o treinamento é composto por quatro horas de duração e ministrado na data de admissão do operador, dentro da sua jornada de trabalho. Contudo, a cada seis meses deve ser feita uma reciclagem ou sempre que a empresa adotar novos métodos de trabalho, novos equipamentos ou qualquer outro procedimento que ofereça novos riscos ao profissional.

Elaboração do material didático e avaliação do treinamento de ergonomia em call center

Ademais, o treinamento deve conter material didático impresso, com todo o conteúdo abordado durante a capacitação. Já a elaboração do conteúdo, a execução do treinamento e avaliação dos resultados devem ser feitos em conjunto com profissionais envolvidos na organização do trabalho na empresa, por integrantes do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) ou representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Conforme você pode perceber, o treinamento de ergonomia para call center é uma maneira eficaz de evitar as doenças ocupacionais em operadores de Telemarketing. Clique aqui para descobrir quais são elas.