Quais EPIs são necessários para o trabalho com eletricidade?

Os eletricistas são os profissionais responsáveis pela correta instalação e manutenção de redes e sistemas elétricos. No entanto, essa é uma profissão de alta periculosidade, que exige o uso de alguns EPIs para proteger o trabalhador de choques elétricos e incêndios.

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade

A NR 10 é a norma regulamentadora que visa a garantir a saúde e a segurança dos profissionais que lidam com a eletricidade, seja direta ou indiretamente.

Ela data de 08 de junho de 1978 e tem como objetivo principal promover entre as empresas medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a reduzir o número de acidentes causados por eletricidade. Cabe ressaltar que essa norma regulamentadora pode ser aplicada em todas as etapas do fornecimento de energia elétrica, da geração ao consumo.

Cabe ao empregador implementar as medidas de prevenção e controle previstos na NR 10 em suas empresas. Isso inclui também o fornecimento de EPIs necessários para proteger o trabalhador durante a realização de suas atividades laborais.

EPIs para trabalho com eletricidade: conheça os indispensáveis

Vários são os equipamentos de proteção individual que asseguram a integridade física dos profissionais que trabalham com eletricidade, entre eles:

• Bota de segurança: confeccionada com material capaz de isolar a eletricidade;
• Luvas de segurança: tanto a emborrachada quanto a de couro (luva de cobertura) são EPIs essenciais para a realização de trabalhos com energia elétrica. Enquanto a primeira protege contra choques elétricos, a segunda garante a integridade da primeira;
Capacete de segurança classe B: capacetes resistentes a impactos e com forro de borracha;
• Óculos de Segurança: protegem os olhos do trabalhador tanto de objetos quanto de faíscas;
• Uniformes especiais: compostos por calças, camisas ou macacões produzidos com materiais antichamas;
• Cinto de segurança com talabarte: de utilização obrigatória sempre que o trabalho for realizado a mais de dois metros do solo.

Este artigo foi útil para você? Então saiba como proceder em situações de perigo no trabalho em altura.