Blog

Tipos de Capacete de Segurança [CONHEÇA TODOS!]

23/08/2021 - - Categoria: nr-18



Os capacetes são equipamentos de proteção individual indispensáveis (EPIs) para proteger os trabalhadores dos impactos que possam atingir a parte superior da cabeça.

Contudo, para que seja funcional e proporcione conforto de acordo com a atividade exercida, é crucial saber escolher corretamente o modelo do EPI, afinal, existem diferentes tipos de capacete de segurança.

Existem diversos fatores que você precisa considerar antes de escolher o capacete ideal e para te ajudar a entender tudo sobre o assunto, preparamos este artigo para você. Acompanhe!
 

Leia também: Controle de EPIs: Qual a Importância e Como Fazer o Controle?

Quais são os tipos de capacetes de segurança?

Existem três tipos de capacetes de segurança, que são divididos em grupos de acordo com suas características:

  • capacete tipo I ou capacete de aba total;

  • capacete tipo II ou capacete de aba frontal;

  • capacete tipo III ou capacete sem abas.

Conheça melhor cada um dos tipos de capacete de segurança:

Capacete Tipo I (Capacete tipo aba total)

Os capacetes de segurança Tipo I são projetados para reduzir o impacto causado por golpes no topo da cabeça.

Existe uma aba em toda a sua periferia, que proporciona uma maior área de proteção para evitar que objetos possam atingir a cabeça.

Além disso, esse modelo ainda garante proteção contra radiação solar, líquidos, e também proporciona uma maior segurança em possíveis contato com a energia elétrica.

Esse modelo é indicado para trabalhadores em serviços externos que atuam em diferentes áreas.
 

Capacete Tipo II (Capacete de aba frontal)

Os capacetes de segurança do tipo II são projetados para reduzir o impacto causado por golpes na parte superior ou lateral da cabeça.

Tem o aspecto de um chapéu, pois possui apenas uma aba na parte frontal, que protege o rosto e os olhos.

Esse modelo é comumente utilizado na área de construção civil.

Capacete Tipo III (Capacete sem abas)

Capacete que não possui nenhum tipo de aba, mais conhecido como capacete de alpinista. Oferece proteção contra impactos na cabeça e tem um formato mais compacto. É utilizado em empresas de diferentes segmentos.

As classes de capacete de segurança

Além de se atentar aos tipos de capacete de segurança, também é necessário entender que esse EPI recebe diferentes classificações de acordo com suas finalidade de uso. Entenda:

Classe A

É o capacete para uso geral indicado para proteção contra impactos. Ele é usado principalmente na construção civil, mineração, exploração madeireira, construção e manufatura.

O capacete classe A engloba todas as exigências de segurança para o trabalhador, contudo possui limitações em relação à proteção contra choques elétricos. Por essa razão, não é indicado o uso em trabalhos que envolvam energia elétrica.

Classe B

Já o capacete classe B possui uma composição e fabricação diferentes do capacete classe A, criado com objetivo de oferecer resistência elétrica e proteger contra choques elétricos.

 

Portanto, esse é o modelo ideal para profissionais envolvidos em trabalhos de circuito elétrico, já que além de proteger contra a queda de objetos, ainda traz segurança contra  choques elétricos de alta tensão.

O que é o sistema de proteção dos capacetes?

Para garantir a proteção do usuário, os cascos do capacete são geralmente fabricados em polímeros e/ou copolímeros, um material de alta densidade, rígido e com  resistência a impactos

Além dessas características, o capacete ainda possui um sistema de proteção composto pelo casco do capacete e suspensão (parte interna).

Quando o capacete for considerado Classe B, também oferecerá isolamento para profissionais que trabalham com energia elétrica, como eletricistas.
 

Qual o melhor capacete de segurança?

Como vimos, existem diferentes classificações e tipos de capacete de segurança. Contudo, não é possível determinar qual modelo é o melhor. Cada um é direcionado para uma finalidade específica.

O ideal é escolher de acordo com a função a ser desempenhada. Por exemplo, profissionais que trabalham com energia elétrica devem utilizar um capacete de classe B, que oferece proteção contra riscos elétricos.
 

Além disso, é imprescindível garantir um capacete com certificado de aprovação, como do Sistema INMETRO.

Tipos de Capacete de Seguranca  no trabalho

4 dicas para o uso do capacete de segurança

Agora que já conhece os tipos de capacete de segurança e suas funcionalidades, é hora de descobrir como cuidar desse EPI.

Afinal, a limpeza e manutenção dos equipamentos de proteção são de responsabilidade do empregador e também do usuário.

1. Limpeza do Capacete

Não recomendamos a limpeza do capacete, mas se for imprescindível em determinadas situações, é necessário retirar completamente a suspensão do capacete antes de iniciar o procedimento.

Para remover sujeira densa, use água em temperatura ambiente e sabão neutro. Não use solventes, oxidantes e/ou corrosivos para evitar danos à superfície do capacete que podem comprometer sua eficácia.

Já para sujeira mais leve, como poeira e respingos, use um pano macio umedecido em água e sabão neutro para esfregar e um pano macio seco ou papel para secar.

Não é recomendado limpar a suspensão do capacete. O kit interno composto por suspensão e absorvedor de suor podem ser trocados separadamente, sem necessidade de substituir todo o capacete.

2.  Cuidado com o capacete

O capacete não é um EPI descartável! Por se tratar de um dispositivo reutilizável e de extrema importância, o uso deve ser apenas para a finalidade de proteção da cabeça.

3. Guardar o capacete corretamente

Após o uso, o capacete deve ser desinfetado. Além disso, ele fica melhor armazenado na embalagem, em local seco e ventilado, ao abrigo da luz solar e das intempéries.

Não armazene o capacete ao ar livre, nem em locais onde ficam expostos à umidade, luz solar, calor, frio, poeira, entre outros.

4. Uso adequado do capacete

Para garantir a proteção durante o uso do capacete, também é preciso se atentar ao uso adequado do EPI:

  • a aba frontal deve estar virada para a frente;

  • não utilizar capacetes com o casco trincado ou fissurado;

  • é proibido usar bonés ou gorros por baixo do capacete, pois isso diminui o poder de fixação do item;

  • o equipamento deve ficar firme, mas confortável.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de EPI do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de capacetes de segurança e suas indicações, poderá escolher o modelo ideal para cada finalidade. 
 

Lembre-se que os capacetes são equipamentos de proteção individual importantes para garantir a segurança de profissionais que desenvolvem atividades com risco de impacto, perfurações e choques elétricos.

NR 18: O que significa e a importância para construção civil

NR 18: o que significa? Ela é sem dúvidas uma das mais importantes normas regulamentadoras para o ramo da construção civil.  Isso porque é responsável por determinar procedimentos que garantem a segurança no trabalho.   De acordo com...

NR 18 - Qual a importância de um ambiente seguro na Construção Civil?

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o setor da construção civil lidera o ranking dos acidentes de trabalho no país. Por isso é tão importante estar em conformidade com a NR 18, norma que estabelece as...

Tipos de Capacete de Segurança [CONHEÇA TODOS!]

Os capacetes são equipamentos de proteção individual indispensáveis (EPIs) para proteger os trabalhadores dos impactos que possam atingir a parte superior da cabeça. Contudo, para que seja funcional e proporcione conforto de acordo com a...

NR 18: medidas de segurança para a Construção Civil

A NR 18 é uma das principais legislações relacionadas à segurança do trabalho na construção civil. A partir dela são definidos os protocolos e medidas fundamentais para evitar acidentes de diferentes gravidades. É graças a essa norma...

Segurança na operação de PTA (Plataforma de Trabalho Aéreo)

Anualmente são registrados milhares de acidentes. De acordo com a Previdência social grande parte decorrente do Trabalho em Altura. Essa é uma das áreas que mais oferecem risco ao trabalhador. Por esse motivo exige-se conhecimento técnico e...

Quais medidas de segurança para trabalhar com PTA

De acordo com pesquisas o trabalho em altura é um dos que oferecem mais riscos ao empregado. Para tornar algumas funções mais seguras foi adotado o uso de PTA (Plataforma de Trabalho Aéreo) que permite alcançar...

Como evitar acidentes na Construção Civil?

De acordo com pesquisas realizadas em 2018 a Construção Civil é responsável por grande parte dos acidentes envolvendo trabalho em altura. Essa é uma das áreas mais perigosas e merecem atenção quando o assunto é Segurança do Trabalho. É...

Por que usar EPI na Construção Civil?

A Construção Civil é um dos setores que mais oferece risco aos trabalhadores. Podem ocorrer queda de objetos, cortes, perfurações e também queda pessoas que pode ocasionar graves lesões e morte. O trabalho em altura é um dos mais...

Cuidados importantes para quem trabalha sob o sol

A exposição excessiva ao sol pode causar diversos danos à saúde do trabalhador. Atividades na Construção Civil, reforma de estradas, agricultura e várias outras exigem cuidados importantes como uso de protetor solar, hidratação e EPI\'s...

NR-18 é atualizada pelo Ministério do Trabalho

A Construção Civil é uma das áreas que mais abrange trabalho em altura. Há atividades em escadas, andaimes, plataformas elevadas, etc. Diariamente ocorrem quedas, lesões, ferimentos e resulta no afastamento...

Como fazer check list na Construção Civil?

Se você está começando a se familiarizar com determinados termos de Segurança do Trabalho, o check list é um deles. Ele é uma lista de checagem que norteará um projeto e verificará todos os itens necessários para a execução do...

Como evitar acidentes na Construção Civil?

Quando nos habituamos com determinadas tarefas tendemos a criar vícios e acreditar que estamos livres de acidentes. Deixamos alguns cuidados de lado e pensamos que riscos e/ou acidentes de trabalho acontecem apenas na TV ou em outros canteiros de...

NR18 e suas especificidades

Na NR18 sabe-se que as operações de soldagem e corte a quente somente podem ser realizadas por trabalhadores qualificados. Quando forem executadas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais...

Requisitos mínimos de segurança para PTA

A Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA é o equipamento móvel, auto propelido ou não, dotado de uma estação de trabalho (cesto ou plataforma) e sustentado em sua base por haste metálica...

Como a NR18 pode reduzir acidentes de trabalho na construção civil?

Para que a saúde e segurança dos trabalhadores possam ser garantidas é preciso seguir algumas regras impostas pela NR18. Ao seguir a norma o número de acidentes e mortes no ambiente de trabalho certamente será reduzido.  O PCMAT (Programa...

Riscos nos trabalhos com estruturas de concreto metálicas na NR18

A NR18 é uma norma do Ministério do Trabalho que estabelece as orientações de segurança para o trabalho em obra de Construção Civil. Existem algumas causas de acidentes que ocorrem em uma obra. A...

O que são e para que servem as PTAs?

Alguns serviços exigem o trabalho em altura como, por exemplo, serviços de montagem, realização de inspeções, resgates, manutenções, etc. As principais áreas com riscos de queda...

Prevenção de riscos na carpintaria e armação de aço NR18

Para realizar a atividade de carpintaria, os trabalhadores fazem uso de várias máquinas e ferramentas manuais que podem provocar lesões graves. Além disso, estas podem produzir ruídos e poeira de madeira, caso...

Sinalização de segurança e treinamento - NR18

A NR18 estabelece regras sobre a sinalização de canteiro de obras com o objetivo de: A) Identificar locais de apoio que compõe o canteiro, saídas, acessos, circulação, locais com substâncias...

10 maneiras de reduzir acidentes em PTA

Para a realização de trabalho em altura diversas empresas fazem uso de PTA - Plataforma de Trabalho Aéreo. Essas plataformas possibilitam alcançar lugares que não seria possível sem auxílio. Como...

7 falhas de segurança na Construção Civil

Apesar das mudanças na economia a Construção Civil continua sendo uma das áreas que mais desenvolve. Todos os dias presenciamos a construção de prédios, condomínios, shoppings, ou apenas...

Plataforma de trabalho aéreo NR 18

A plataforma de trabalho aéreo é utilizada para todos e quaisquer tipos de trabalhos que envolvam altura. As plataformas podem ser utilizadas numa simples troca de lâmpada, como também na montagem de complexas plantas...

NR 18: 4 dicas de como aplicá-la no ambiente de trabalho

Apesar de muitos pessimistas defenderem a ideia de que o mercado da construção civil se tornou uma bolha e está prestes a diminuir, os números em diversos estados mostram o contrário, as obras seguem em ritmo acelerado. Para garantir a entrega...

O que é NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

A NR 18 é responsável por determinar quais as condições de trabalho são necessárias para reduzir o número de acidentes na Indústria da Construção e também garantir um...

NR18 no setor da Construção Civil

A NR18 é uma das Normas mais importantes para o setor da construção civil. Todos os trabalhadores que exercem algum tipo de função na área da construção civil, ou que trabalham com a Segurança do Trabalho, tem por obrigatoriedade saber como...

Como evitar choques elétricos em obras?

A NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro e livre de riscos aos trabalhadores, de forma que a empresa esteja de acordo com as exigências de...

NR18 - 5 dicas de segurança para Construção Civil

A Construção Civil é uma das áreas em que mais ocorrem acidentes no Brasil. Os trabalhadores estão sujeitos a quedas, lesões, ferimentos graves e até morte. A NR18 - Segurança na Indústria da Construção Civil foi criada com o objetivo de...

O que é NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos...

NR 18 - A importância de um ambiente seguro na Construção Civil

As NRs têm como objetivo garantir a segurança nos mais diferentes ambientes de trabalho, orientando empresas e funcionários acerca dos cuidados necessários ao realizar as atividades no dia a dia, além da maneira correta de utilizar EPI\'s e...

MTE Aumenta a fiscalização no setor de Construção Civil no Rio de Janeiro

Mesmo com a desaceleração da Economia brasileira, o setor da Construção Civil continua em crescimento, o sonho da casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros. Devido a isso, este setor é o que...



Categorias

Nossos Cursos

Estados