Tipos de Capacete de Segurança [CONHEÇA TODOS!]

Os capacetes são equipamentos de proteção individual indispensáveis (EPIs) para proteger os trabalhadores dos impactos que possam atingir a parte superior da cabeça.

Contudo, para que seja funcional e proporcione conforto de acordo com a atividade exercida, é crucial saber escolher corretamente o modelo do EPI, afinal, existem diferentes tipos de capacete de segurança.

Existem diversos fatores que você precisa considerar antes de escolher o capacete ideal e para te ajudar a entender tudo sobre o assunto, preparamos este artigo para você. Acompanhe!

Leia também: Controle de EPIs: Qual a Importância e Como Fazer o Controle?
 

Quais são os tipos de capacetes de segurança?

Existem três tipos de capacetes de segurança, que são divididos em grupos de acordo com suas características:

  • capacete tipo I ou capacete de aba total;

  • capacete tipo II ou capacete de aba frontal;

  • capacete tipo III ou capacete sem abas.

Conheça melhor cada um dos tipos de capacete de segurança:
 

Capacete Tipo I (Capacete tipo aba total)

Os capacetes de segurança Tipo I são projetados para reduzir o impacto causado por golpes no topo da cabeça.

Existe uma aba em toda a sua periferia, que proporciona uma maior área de proteção para evitar que objetos possam atingir a cabeça.

Além disso, esse modelo ainda garante proteção contra radiação solar, líquidos, e também proporciona uma maior segurança em possíveis contato com a energia elétrica.

Esse modelo é indicado para trabalhadores em serviços externos que atuam em diferentes áreas.
 

Capacete Tipo II (Capacete de aba frontal)

Os capacetes de segurança do tipo II são projetados para reduzir o impacto causado por golpes na parte superior ou lateral da cabeça.

Tem o aspecto de um chapéu, pois possui apenas uma aba na parte frontal, que protege o rosto e os olhos.

Esse modelo é comumente utilizado na área de construção civil.
 

Capacete Tipo III (Capacete sem abas)

Capacete que não possui nenhum tipo de aba, mais conhecido como capacete de alpinista. Oferece proteção contra impactos na cabeça e tem um formato mais compacto. É utilizado em empresas de diferentes segmentos.

As classes de capacete de segurança:

Além de se atentar aos tipos de capacete de segurança, também é necessário entender que esse EPI recebe diferentes classificações de acordo com suas finalidade de uso. Entenda:

Classe A
É o capacete para uso geral indicado para proteção contra impactos. Ele é usado principalmente na construção civil, mineração, exploração madeireira, construção e manufatura.

O capacete classe A engloba todas as exigências de segurança para o trabalhador, contudo possui limitações em relação à proteção contra choques elétricos. Por essa razão, não é indicado o uso em trabalhos que envolvam energia elétrica.

Classe B
Já o capacete classe B possui uma composição e fabricação diferentes do capacete classe A, criado com objetivo de oferecer resistência elétrica e proteger contra choques elétricos.

Portanto, esse é o modelo ideal para profissionais envolvidos em trabalhos de circuito elétrico, já que além de proteger contra a queda de objetos, ainda traz segurança contra  choques elétricos de alta tensão.
 

O que é o sistema de proteção dos capacetes?

Para garantir a proteção do usuário, os cascos do capacete são geralmente fabricados em polímeros e/ou copolímeros, um material de alta densidade, rígido e com  resistência a impactos.

Além dessas características, o capacete ainda possui um sistema de proteção composto pelo casco do capacete e suspensão (parte interna).

Quando o capacete for considerado Classe B, também oferecerá isolamento para profissionais que trabalham com energia elétrica, como eletricistas.
 

Qual o melhor capacete de segurança?

Como vimos, existem diferentes classificações e tipos de capacete de segurança. Contudo, não é possível determinar qual modelo é o melhor. Cada um é direcionado para uma finalidade específica.

O ideal é escolher de acordo com a função a ser desempenhada. Por exemplo, profissionais que trabalham com energia elétrica devem utilizar um capacete de classe B, que oferece proteção contra riscos elétricos.

Além disso, é imprescindível garantir um capacete com certificado de aprovação, como do Sistema INMETRO.
 

Tipos de Capacete de Segurança no trabalho
 

4 dicas para o uso do capacete de segurança

Agora que já conhece os tipos de capacete de segurança e suas funcionalidades, é hora de descobrir como cuidar desse EPI.

Afinal, a limpeza e manutenção dos equipamentos de proteção são de responsabilidade do empregador e também do usuário.
 

1. Limpeza do Capacete

Não recomendamos a limpeza do capacete, mas se for imprescindível em determinadas situações, é necessário retirar completamente a suspensão do capacete antes de iniciar o procedimento.

Para remover sujeira densa, use água em temperatura ambiente e sabão neutro. Não use solventes, oxidantes e/ou corrosivos para evitar danos à superfície do capacete que podem comprometer sua eficácia.

Já para sujeira mais leve, como poeira e respingos, use um pano macio umedecido em água e sabão neutro para esfregar e um pano macio seco ou papel para secar.

Não é recomendado limpar a suspensão do capacete. O kit interno composto por suspensão e absorvedor de suor podem ser trocados separadamente, sem necessidade de substituir todo o capacete.
 

2.  Cuidado com o capacete

O capacete não é um EPI descartável! Por se tratar de um dispositivo reutilizável e de extrema importância, o uso deve ser apenas para a finalidade de proteção da cabeça.
 

3. Guardar o capacete corretamente

Após o uso, o capacete deve ser desinfetado. Além disso, ele fica melhor armazenado na embalagem, em local seco e ventilado, ao abrigo da luz solar e das intempéries.

Não armazene o capacete ao ar livre, nem em locais onde ficam expostos à umidade, luz solar, calor, frio, poeira, entre outros.
 

4. Uso adequado do capacete

Para garantir a proteção durante o uso do capacete, também é preciso se atentar ao uso adequado do EPI:

  • a aba frontal deve estar virada para a frente;
  • não utilizar capacetes com o casco trincado ou fissurado;
  • é proibido usar bonés ou gorros por baixo do capacete, pois isso diminui o poder de fixação do item;
  • o equipamento deve ficar firme, mas confortável.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de EPI do Instituto Santa Catarina!
 

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de capacetes de segurança e suas indicações, poderá escolher o modelo ideal para cada finalidade. 

Lembre-se que os capacetes são equipamentos de proteção individual importantes para garantir a segurança de profissionais que desenvolvem atividades com risco de impacto, perfurações e choques elétricos.