Como a ergonomia pode ser aplicada nas empresas?

ErgonomiaComo muitos já sabem a ergonomia é uma forma de estabelecer um convívio com pessoas mais saudáveis e dispostas. O primeiro benefício proporcionado por ela é a notável diminuição de funcionários com problemas de saúde, como disfunções por movimentos repetitivos, lesões e complicações de postura. 

Com os problemas médicos reduzidos, o afastamento de funcionários certamente ocorrerá em menor escala. Dessa forma, podemos dizer que o cumprimento correto da ergonomia no ambiente de trabalho ajuda muito os empresários, já que funcionários saudáveis, produtivos e motivados impactam diretamente no faturamento das empresas. 

Ginástica laboral e disposição de materiais 

A ergonomia na empresa pode ser aplicada de várias maneiras. Uma delas é a ginástica laboral, rotatividade de tarefas e também intervalos regulares, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com a função e carga horária do funcionário.  

É importante também que a disposição de mesas e cadeiras seja adequada para que os funcionários possam se sentir mais motivados para o trabalho diário. Além disso, é importante que os equipamentos e demais itens utilizados para o desenvolvimento do trabalho também estejam bem dispostos. 

Essas são boas maneiras de deixar o funcionário mais relaxado e mais confortável para realizar as suas tarefas. 

Etapas da aplicação da Ergonomia 

• Concepção do Programa de Ergonomia – Essa fase se baseia no levantamento dos riscos ergonômicos e também na concepção do programa de Ergonomia; 

• Conscientização dos Funcionários – Visa buscar através de treinamentos e palestras a conscientização dos funcionários acerca dos riscos ergonômicos e sua prevenção;

• Correção do Programa de Ergonomia – Essa fase consiste na correção e no aperfeiçoamento do programa ergonômico aplicado no ambiente de trabalho.

Faça um comentário no nosso post e nos diga se sua empresa aplica as regras da NR17. Para ficar por dentro de todas as nossas atualizações continue acompanhando nosso blog.