O que muda na rotina das empresas com o eSocial?

O eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) surge no cenário brasileiro com o objetivo de centralizar todas as informações num mesmo ambiente. Dados que estarão disponíveis para consulta em tempo real.

O profissional de RH deverá fazer o envio de todas as informações para o CAGED, GFIP, RAIS e demais órgãos por meio do eSocial uma vez que essa plataforma reune num mesmo lugar dados sobre todos os trabalhadores.

O QUE É IMPORTANTE O RH SABER?

* o que é o eSocial;
* como sua empresa irá se adaptar ao novo sistema;
* quais dados devem ser enviados e quais obrigações devem ser mantidas/interrompidas.

QUAIS INFORMAÇÕES ENVIAR?

O RH deverá registrar toda e qualquer informação referente aos funcionários, inclusive:

  • * estagiários;
  • * indivíduos cooperados;
  • * trabalhadores que tenham sido cedidos;
  • * diretores sem vínculo empregatício; entre outros.

PRAZO PARA ENVIOS

Admissão/demissão: deve ser informado ao sistema assim que o fato ocorrer. O trabalhador não pode iniciar suas atividades sem que o fato esteja registrado.

Folha de pagamento: o envio deve ser feito todo dia 7 do mês seguinte.

Jornada de trabalho e alterações de horários: deve ser informado assim que houver alteração. Trabalhadores que não registram ponto também deve constar no sistema. 

Alterações de salário: a informação deve ser enviada ao sistema no dia seguinte à alteração.

É de extrema importância que a empresa invista em treinamentos para seus funcionários. Que tenham conhecimento sobre a implantação do eSocial e como isso altera a rotina da organização. 

Você tem conhecimento sobre o novo sistema do Governo Federal? Sua empresa tem feito treinamentos? Compartilhe sua experiência!