O que é periculosidade no ambiente de trabalho?

Periculosidade é a situação de perigo na qual o empregado é exposto enquanto realiza seu trabalho. Podem ser consideradas situações de perigo trabalho com inflamáveis, explosivos, ou ainda aquelas sujeitas a roubos e outras espécies de violência física.

Um ambiente é definido como periculoso ou não após perícia técnica, que será de competência legal do Médico do Trabalho ou do Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a NR 16 são consideradas atividades e operações perigosas:

  • - Atividades e Operações Perigosas com Explosivos;
  • - Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis;
  • - Atividades e Operações Perigosas com Radiações Ionizantes ou Substâncias Radioativas;
  • - Atividades e Operações Perigosas com Exposição a Roubos ou Outras Espécies de Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial;
  • - Atividades e Operações Perigosas com Energia Elétrica;
  • - Atividades Perigosas em Motocicleta.

Conforme ANEXO 1 da NR 16 o trabalho com explosivos está sujeito a risco se envolver as seguintes atividades: armazenamento, transporte, operação de escorva dos cartuchos, carregamento, detonação, verificação de detonação, manuseio, queima e destruição.

Já o ANEXO 2 dessa mesma NR identifica o trabalho com inflamáveis periculoso se envolver atividades como: produção, transporte, processamento, armazenamento, operações de testes de aparelhos de consumo de gás e seus equipamentos, transporte de inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos em caminhão-tanque, entre outros.

A NR 16 possui 6 anexos e cada um deles em particular determina as atividades e operações que exigem um grau maior de cuidado e prevenção. Para saber em qual categoria seu trabalho está inserido é necessário conhecimento e certificação na NR 16. É fundamental que para essas áreas o empregador analise cuidadosamente os currículos e contrate empregados qualificados e certificados.

Você trabalha em alguma dessas áreas? Tem experiência com explosivos ou inflamáveis? Já conhecia a NR 16? Compartilhe sua experiência!