NR 18: 4 dicas de como aplicá-la no ambiente de trabalho

Construcao CivilApesar de muitos pessimistas defenderem a ideia de que o mercado da construção civil se tornou uma bolha e está prestes a diminuir, os números em diversos estados mostram o contrário, as obras seguem em ritmo acelerado. Para garantir a entrega das obras dentro do prazo é preciso que tudo seja feito com segurança e respeitando as orientações da NR 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

A Norma Regulamentadora 18 tem como principal objetivo garantir a integridade física e segurança durante todo o processo de construção desde o planejamento até a entrega, isso envolve treinamento para os funcionários, orientações sobre o uso de EPI's e EPC's, sinalização no canteiro de obras, etc.

Mesmo trabalhando na área de construção civil a muitos anos é fato que há funcionários que ainda desconhecem o que dita a NR 18, ou ainda agem de forma incorreta pois desconhecem como aplicar a norma em seu ambiente de trabalho.

É importante ressaltar que pequenas atitudes fazem diferença e pode até salvar vidas. A seguir você vai conhecer 4 dicas de como aplicar a NR 18 no canteiro de obras e como esses pequenos cuidados são fáceis de implementar e torná-los rotina.

Onde aplicar a NR 18?

1. Andaimes

Há diversos tipos de andaimes os quais são usados conforme a necessidade de cada obra. Sua construção e/ou montagem deve ser feita por profissional qualificado, tomando cuidado com o material escolhido, forração, nivelamento, etc., além de conter guarda-corpo, rodapé e acesso seguro.    

2. Elevadores

Uma das orientações mais importantes desta NR é com relação a formação do profissional. Nenhuma pessoa sem qualificação deve transitar pelos elevadores, assim como fazer sua manutenção e/ou manusear sem prévia autorização.

3. Transporte de materiais

O elevador para transporte de materiais deve ser usado exclusivamente para este fim, não devendo transportar pessoas. Antes de utilizá-lo é necessário verificar sua carga máxima, freios, trava de segurança, sinalização, etc.

4. Transporte de passageiros

O transporte de passageiros também exige cuidados, o principal deles é não carregar materiais e pessoas ao mesmo tempo. Ele deve ser instalado a partir do pavimento térreo, deve possuir sistema de freio automático, freio manual, sistema que impeça funcionar com as portas abertas, etc.

É necessário que a empresa invista em treinamento, oriente seus funcionários, e promova um ambiente seguro para a realização das atividades. Todos os anos milhares de profissionais sofrem acidentes e muitos deles perdem a vida. Por isso essas dicas devem ser seguidas diariamente por todos.