Importância de capacitação para trabalho em altura

Trabalho em altura - Instituto SCTrabalho em altura é aquele realizado em locais elevados, que apresentam diferença de nível e risco de queda aos trabalhadores. Sendo assim, aqueles que mais apresentam riscos de acidentes são: telhados, fachadas, andaimes suspensos, escadas móveis, beirais, construções metálicas, plataformas, entre outros.

Para realizar atividades nesses locais é preciso que os funcionários tenham conhecimento sobre o uso de EPI's, como reconhecer os riscos, comunicar irregularidades e o mais importante saber como reagir no caso de acidentes.

O treinamento em NR 35 - Trabalho em altura envolve regras de segurança, uso de equipamentos, procedimentos, comunicação, responsabilidades, reconhecimento dos riscos e também simulações, dessa forma o trabalhador poderá atuar em qualquer atividade ou empresa que apresente necessidade de trabalho nessa área.

Cada dia mais percebemos um aumento no número de acidentes, os quais ocorrem devido a negligência ou falta de atenção por parte das pessoas, para minimizar os riscos é preciso que empresa/empregados sigam as orientações determinadas pela NR, além de cada qual cumprir com suas obrigações.

Obrigações do empregador

  • * assegurar a realização da Análise de Risco;
  • * assegurar que todo trabalho em altura seja realizado sob supervisão;
  • * assegurar a avaliação prévia das condições no local do trabalho em altura;
  • * assegurar o planejamento das medidas de segurança aplicáveis.

Obrigações do emprego

  • * cumprir os procedimentos expedidos pelo empregador;
  • * colaborar com o empregador na implementação de disposições contidas na NR 35;
  • * interromper as atividades sempre que for constatado evidências de riscos graves;
  • * cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura.

A NR 35 fornece ao trabalhador conhecimentos indispensáveis para a realização desse trabalho, sendo assim, é preciso que a empresa inspecione seus funcionários e saiba se todos possuem formação. É importante que a empresa tenha em seu quadro pessoas com conhecimento técnico e vivência prática.

O ISC por sua vez oferece ao mercado diversos cursos, entre eles o de NR 35, se seus funcionários ainda não possuem o certificado desse curso, entre em contato conosco e solicite mais informações, teremos muito prazer em atendê-lo.