EPIs para construção civil: descubra quais são os indispensáveis

De acordo com a ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), o setor de construção civil é o segundo do país em casos de morte por acidente de trabalho, ficando atrás somente do setor de transporte terrestre. Porém, essa realidade poderia ser diferente, caso o uso dos EPIs para construção civil não fosse constantemente negligenciado.

De acordo com a NR6, um EPI (Equipamento de Proteção Individual) é todo o produto que tem como finalidade garantir a saúde e a segurança do trabalhador durante o desempenho de suas atividades laborais. Eles são indispensáveis na construção civil e em todos os outros setores que ofereçam riscos para a saúde e para a integridade física do trabalhador.

EPIs para construção civil: conheça os indispensáveis

Segundo a norma regulamentadora, os EPIs indispensáveis no ramo são:

1. Capacete de segurança

O capacete é um dos equipamentos mais importantes na construção civil, já que protege a área da cabeça, a qual pode sofrer danos graves durante o trabalho. Ele evita perfurações e fraturas no crânio, decorrentes da queda de materiais sobre o trabalhador.

Para garantir a eficiência do equipamento, antes de utilizá-lo é preciso observar se não existem trincas ou fissuras nele. Além disso, também não é recomendável o seu uso juntamente com bonés e toucas.

2. Protetores auditivos

Já os protetores auditivos compõem a lista de EPIs para construção civil por causa do nível excessivo de ruídos a que os trabalhadores estão expostos nesse setor. Sem eles, o colaborador pode sofrer danos permanentes à sua audição, além de passar a sofrer com problemas relacionados ao estresse, irritabilidade e até mesmo doenças cardiovasculares.

3. Óculos de proteção

Os óculos de proteção, por sua vez, têm como principal funcionalidade evitar que faíscas e outros tipos de materiais nocivos caiam nos olhos dos colaboradores. Caso não sejam utilizados acidentes como queimadura e arranhões nas córneas podem ocorrer, assim como cegueira pelo uso de componentes químicos.

Para que não atrapalhem a realização das atividades profissionais os óculos devem ter características como:

  • Antireflexo;
  • Antiembaçante;
  • Lentes hidrofóbicas.

Além dos equipamentos de proteção já citados, vale ressaltar a importância também do uso de cinturões de segurança, calçados emborrachados, respiradores, máscaras e luvas.

Conforme você viu neste artigo, os EPIs para construção civil protegem a saúde e a vida do trabalhador em casos de eventuais acidentes que possam acontecer no campo de trabalho. Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, não deixe de acompanhar o nosso blog.