EPI: Porque usar luvas de proteção?

Por que usar EPIOs EPI's - Equipamentos de proteção individual são necessários em diversas atividades, sendo que há tipos específicos para cada parte do corpo, de maneira a oferecer proteção mais eficaz e colaborando para a integridade e saúde do trabalhador.

A luva é um dos mais importantes equipamentos de proteção, uma vez que é utilizada em diversas tarefas. Caso o trabalhador esteja sem as luvas e ocorra um incidente, ele terá que se afastar do trabalho, haverá gastos médicos, além do receio de ocorrer novamente.

Por todos esses motivos é necessário que os funcionários saibam como usá-las corretamente, qual o momento de solicitar sua substituição, além de se comprometer a mantê-las em perfeitas condições de uso.

Antes da empresa comprar as luvas de proteção faz-se necessário estudar cada atividade e seus possíveis riscos, só então escolher a que for mais adequada. Elas protegem o trabalhador dos riscos mecânicos, tais como corte, perfuração e abrasão, assim como de riscos químicos e biológicos como fungos e bactérias.

Outro fator importante de segurança é o tamanho da luva, ela deve estar adequada à mão do trabalhador, se for maior poderá ficar frouxa e atrapalhar suas atividades, se for menor ficará apertada o que causará incômodo, o que também altera o rendimento do trabalho.

Com toda tecnologia disponível, a indústria tem investido cada vez mais em desenvolver luvas ergonômicas que se adaptem às necessidades de cada área, assim como diferentes materiais. Outra característica das luvas mais novas é que possibilitam o manuseio de pequenas peças, o que abre um leque infinito de tarefas em que possam ser utilizadas no futuro.

Há vários fatores que influenciam o risco de acidentes como atividades que envolvam objetos escorregadios, excesso de umidade, choques, elementos abrasivos, exposição a produtos químicos em formas sólida, líquida ou gasosa, entre outros.

Para evitar acidentes como cortes, lesões, perfurações, quedas e outros é preciso que o trabalhador receba treinamento constantemente, além de colocar em prática as diretrizes estipuladas pela NR.

O ISC tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dentro da organização, para isso oferece diversos cursos na área de Segurança do Trabalho, entre eles o de EPI. Se você busca um curso certificado entre em contato conosco e saiba mais informações.