Como fazer check list na Construção Civil?

Se você está começando a se familiarizar com determinados termos de Segurança do Trabalho, o check list é um deles. Ele é uma lista de checagem que norteará um projeto e verificará todos os itens necessários para a execução do mesmo.

Há uma Norma Regulamentadora que norteia a segurança na Construção Civil, conhecida como NR-18. Nela encontramos desde objetivos e aplicações até como agir diante de acidentes. Essa NR é essencial para o bom andamento de uma obra. É preciso estar atento às suas orientações. O check-list é indispensável.

O ambiente de construção civil é mutável. Ou seja, a cada nova fase diferentes medidas de segurança devem ser tomadas. Por isso deve-se seguir o check list.

Alguns itens que podem ser abordados no check-list de segurança: 

  • - APR (Análise Preliminar de Risco);
  • - PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção);
  • - PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
  • - DDS (Diálogo Diário de Segurança);
  • - PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional);
  • - CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes); 
  • - SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). 

Tais informações permitem que sejam tomadas medidas de segurança e alterações no ambiente de acordo com cada situação isolada. 

Além dos itens indispensáveis e a própria NR-18, outras medidas podem ser levadas em consideração como: treinamentos, palestras, painéis, sinalização e demais dispositivos de comunicação.  

Medidas de segurança devem ser seguidas durante todas as etapas da construção evitando assim quedas, lesões e até mortes.

Na sua empresa é usado algum modelo de check list? Os trabalhadores são orientados verificar itens de segurança antes de iniciar uma atividade?

Se você trabalha na área e ainda não possui certificado da NR-18 ou quer ampliar seus conhecimentos, entre em contato com a equipe do ISC e escolha um de nossos cursos. Quanto maior o aprendizado, menores serão os riscos de acidentes.