Como a NR 10 pode reduzir acidentes de trabalho?

Como a NR10 pode ajudar a reduzir acidentesAs NRs de forma geral têm como objetivo principal orientar os trabalhadores acerca dos acidentes envolvendo eletricidade além de proporcionar um ambiente seguro e livre de riscos.

Todos os anos são registrados milhares de acidentes em diversos setores da economia, essa situação nos mostra que os acidentes podem ocorrer com qualquer pessoa e a qualquer momento, sendo assim são necessários cuidados específicos assim como  conhecimento prático e teórico para trabalhar nessa área.

Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a análise preliminar das condições de trabalho. Essa análise visa a verificação do ambiente de trabalho e quais os riscos os trabalhadores estão sujeitos. Com ela é possível responder algumas questões como se o trabalhador está exposto à fonte de perigo, se tem contato com a fonte de perigo, a distância entre o trabalhador e a fonte de risco, e tempo e frequência de contato, em alguns casos quanto maior essa exposição maiores serão as sequelas para o trabalhadro.

A fonte de perigo por si só pode ser uma máquina, um equipamento, um instrumento ou qualquer condição de trabalho perigosa. Para os riscos serem menores é necessário seguir algumas etapas como:

  • - conhecer as características da empresa, dos trabalhadores e do ambiente de trabalho, mapeando os setores de forma individual, além das atividades que são realizadas;
  • - avaliar os riscos e identificar as fontes de perigo;
  • - identificar os requisitos legais, verificando se a empresa cumpre as normas estabelecidas pela legislação;
  • - definir objetivos e metas relacionados à saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • - mensurar os resultados alcançados e implementar novos programas de segurança;
  • - garantir a saúde e segurança por meio do tratamento das doenças e acidentes percebidos no ambiente corporativo.

A segurança do trabalho é algo que deve analisado dia após dia, sempre avaliando os resultados alcançados e determinando novas metas, para assim minimizar cada vez mais o número de acidentes. Conhecimento da NR 10 é uma das formas de reduzir os acidentes, além de investir numa equipe melhor preparada para atuar na Segurança do Trabalho.

NR 10 é um dos diversos cursos oferecidos pelo ISC, se você ainda não tem formação, entre em contato conosco e solicite mais informações.