Como a Ergonomia aumenta a produtividade das empresas?

ErgonomiaErgonomia é o estudo que visa compreender o relacionamento entre homem e máquina, buscando eficiência e segurança nessa interação. Ela também é entendida como a otimização das condições de trabalho humano por diversos meios.

A Ergonomia quando bem aplicada pode ajudar no aumento da produtividade. De acordo com a Previdência Social, quase 90% dos afastamentos para benefícios foram causados por doenças osteomusculares e sofrimento mental (cansaço e estresse). Esses dados mostram o quanto ainda precisamos investir em Ergonomia.

O que ocorre em muitas empresas é que os colaboradores desconhecem a importância da Ergonomia. Ela é responsável por diversos aspectos no ambiente de trabalho.   Envolve uma gestão de atividades sadia, organização do trabalho, metas mais realistas, conforto durante as tarefas, adequação de máquinas e equipamentos, pausas em atividades repetitivas, além da postura correta no dia a dia.

É necessário que as empresas invistam em mais treinamentos e orientem seus funcionários quanto à sua importância.

Outro ponto relevante é o laudo ergonômico ele protege judicialmente a empresa em casos de afastamentos devido a doenças ocupacionais. A ausência dessa medida pode ocasionar multa à empresa pois é um item obrigatório. 

Pequenas mudanças são importantes, torna o ambiente mais saudável e tem impacto positivo na rotina do colaborador. Além de diminuir o risco de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e afastamento por condições psicológicas, a Ergonomia promove um ambiente mais leve e aumenta a satisfação do colaborador. 

Os efeitos de curto prazo são a melhora da satisfação e um ambiente mais saudável. Em médio prazo a produtividade tende a aumentar. 

Adotar Ergonomia no dia a dia de uma empresa pode resultar em benefícios que envolvem desde a saúde do colaborador até a produtividade da equipe de maneira geral, além da redução de custos com afastamentos. 

Sua empresa adota treinamentos sobre Ergonomia? Você já prestou atenção como manuseia as máquinas? Tudo isso influencia na sua saúde. Comente suas experiências sobre o assunto e compartilhe nas suas redes sociais.