O que são riscos ergonômicos?

Riscos ergonomicosA Ergonomia tem como objetivo estudar a relação do funcionário com seu ambiente de trabalho, de maneira que a empresa com essas informações possa oferecer um local mais adequado, seguro e evite o surgimento de doenças ocupacionais.

Para realizar um trabalho eficiente e de qualidade é necessário que o local no qual o funcionário está inserido ofereça condições para isso. O ambiente de trabalho deve estar de acordo com as exigências das NRs e também com o estabelecido pelo MTE. Os riscos ergonômicos devem ser evitados e assim garantir saúde e integridade do trabalhador.

Os riscos ergonômicos podem ser considerados: má postura, excesso de peso (carga maior que o funcionário possa suportar), jornada de trabalho exaustiva, movimentos repetitivos, grande esforço físico (além do que o indivíduo possa aguentar), móveis e/ou máquinas incompatíveis com o perfil dos trabalhadores, entre outros.

Se não houver medidas para minimizar esses riscos a longo prazo eles poderão causar LER, DORT, cansaço, dores pelo corpo, ansiedade, tensão, insônia, problemas de pressão, etc.

Os riscos ergonômicos envolvem:

Riscos físicos: são considerados riscos físicos o ruído, frio, pressão, umidade, vibração, radiações ionizantes e não-ionizantes, etc.

Riscos químicos: são considerados riscos químicos poeiras, gases, neblinas, vapores, etc.

Riscos biológicos: são considerados riscos biológicos os vírus, fungos, parasitas, bactérias, etc.

Riscos ergonômicos: são considerados riscos ergonômicos a monotonia, repetitividade, postura inadequada, levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, entre outros.

Riscos de acidentes: são considerados riscos de acidentes máquinas e equipamentos sem proteção, armazenamento inadequado de materiais, disposição de móveis de forma a comprometer a segurança, probabilidade de incêndio ou explosão, etc.

É comum que funcionários se afastem do trabalho devido artrite, bursite, tendinite, gota, diabetes, entre outras doenças ocupacionais, por isso é importante que a empresa invista em medidas e programas de segurança, assim como conscientização dos funcionários em relação aos riscos que podem ser encontrados e quais formas de evitá-los.

A NR 17 Ergonomia nos auxilia na criação de um ambiente mais seguro e livre de riscos. Este curso faz parte da nossa grade, se você não possui conhecimento na área, quer melhorar seu currículo ou oferecer treinamento aos seus funcionários, entre em contato conosco e solicite mais informações.