Áreas classificadas e atmosferas explosivas

Atmosferas explosivasNão há uma norma específica que fale a respeito das áreas classificadas, porém dentro das NR’s 10 e 33 são citadas algumas informações referentes a essas áreas. As áreas classificadas são atmosferas explosivas ou inflamáveis, devido à presença de gases, poeiras, vapores ou fibras.

Postos de combustíveis, assim como minas, são dois grandes exemplos de áreas classificadas. Peças, dispositivos, equipamentos, sistemas destinados às aplicações em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas e materiais no geral, precisam ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação.

Além disso, em áreas classificadas, os equipamentos precisam estar obrigatoriamente certificados, ou possuírem documentos que sejam contemplados no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – INMETRO.

“EX” Anti Explosão

É extremamente importante se atentar aos mínimos detalhes, um deles consiste em saber que todo o sistema de iluminação de uma área classificada precisa necessariamente ser “EX” Anti Explosão.

Se for utilizada lanterna, rádio para facilitar a comunicação, ou qualquer outra espécie de equipamento que possa vir a soltar faísca ou centelha, ele também precisa ser “EX” Anti Explosão.

Como ocorre uma explosão?

Para que possa ocorrer uma explosão é necessário que três elementos estejam atrelados, portanto muito cuidado. Acompanhe abaixo e se previna!

• Substância inflamável ou combustível
Nessa categoria temos o gás, poeira combustível, vapor e fibra combustível.

• Fonte de ignição
São consideradas as faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas).

• Comburente
Este é considerado como oxigênio, como o ar é composto por oxigênio, este elemento, portanto, está presente por toda a parte.   

A NR 10 informa que qualquer tipo de manutenção, instalação ou alteração de equipamentos em uma área classificada só deverá ser realizada com a permissão de um profissional responsável e que tenha conhecimentos prévios a respeito do local.

É preciso prevenir que explosões possam vir a acontecer, visto que podem colocar a vida do trabalhador em risco. Qual a sua opinião sobre esse assunto? Deixe-nos um comentário no post, pois seu ponto de vista é muito importante para nós.