6 cuidados necessários para operar pontes rolantes

Cuidados com pontes rolantesA NR 11 Segurança na Operação de Pontes Rolantes objetiva um ambiente mais seguro em empresas como indústria metalúrgica, metal-mecânica, cimento, centro de distribuição de aço, entre outras que utilizam pontes rolantes para transportar e movimentar cargas e materiais.

O indivíduo que trabalha nessa área precisa ter amplo conhecimento sobre a capacidade, velocidade, regras de segurança e sinalização para operar pontes rolantes. É importante que antes de iniciar suas atividades seja feita uma verificação prévia do local, tal medida serve para checar as condições de segurança do ambiente.

As inspeções diárias são feitas de duas formas: visuais e funcionais. As visuais antes de ligar o equipamento, é preciso verificar cabos, ganchos, vazamentos, travas, etc. As funcionais por sua vez são feitas enquanto o equipamento está operando, onde verifica-se alarmes, freios, comandos, etc.

É importante que o operador tenha um check list, o qual possa ser seguido todos os dias garantindo assim que nenhum item seja esquecido ou deixado de lado. Nele deve conter cabos e correntes, parte elétrica, roldanas, freios, regras gerais (as quais incluem más condições de trava de segurança, sinais de corrosão, capacidade de carga não definida, etc).

Além das inspeções, o trabalho com pontes rolantes exige alguns cuidados necessários, tais como:

  • - o operador deve ser treinado e habilitado para tal atividade;
  • - ele é responsável pela segurança de todos os envolvidos na operação;
  • - somente pessoas habilitadas, treinadas e aprovadas poderão atuar nessa área;
  • - para operar tais equipamentos o profissional deve ser considerado apto pelo médico;
  • - operadores deverão portar crachás especiais, os quais mostram todas as informações sobre sua atividade, inclusive validade;
  • - esse crachá deve ficar em local visível, de maneira que os demais trabalhadores possam ver com facilidade.

Para tornar a empresa um local mais seguro, é importante que durante a operação sejam seguidas normas de segurança como: manter distância mínima de 2 metros entre as cargas suspensas, não esticar cabos e correntes de repente, não suspender ou descer pessoas, não ultrapassar a capacidade máxima de carga, entre outras.

Formação técnica na área auxilia o profissional realizar um trabalho com qualidade e com menor risco de acidente. Se você busca melhorar seu currículo acesse nosso site e conheça esse e outros cursos na área de Segurança do Trabalho. Se você é empresário pode oferecer treinamento a seus funcionários, entre em contato e solicite mais detalhes.