Segurança na operação de pontes rolantes

Seguranca com pontes rolantes“Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho”.

Sendo assim, a NR 11 Segurança na Operação de Pontes Rolantes tem como objetivo determinar as condições de segurança necessárias para um ambiente sem riscos de acidentes. Tais normas devem fazer parte do cotidiano da empresa, sendo que os funcionários devem ter formação e conhecimento na área.

Ponte rolante é um equipamento aéreo sobre trilhos, que é usado no transporte e movimentação de cargas e materiais. Esse deslocamento pode ser feito em três sentidos: vertical, horizontal e longitudinal. Isso exige que seu operador tenha conhecimento sobre sua capacidade, velocidade, regras de segurança e sinalização.

Para que o ambiente de trabalho seja mais seguro é preciso seguir alguns cuidados, entre eles:

  • - é importante que antes de iniciar as atividades seja feita a verificação de máquinas e equipamentos;
  • - é preciso que seja feita manutenção constante para garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos;
  • - trabalhadores dessa área devem sempre usar crachás e mantê-los em local visível;
  • - usar corretamente todos os equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • - operar esses equipamentos somente profissionais que tenham formação certificada na área;
  • - verificar o peso da carga que está sendo transportada obedecendo as especificações de cada equipamento;
  • - evitar o fluxo de pessoas no local durante o transporte de materiais; etc.

Grande parte das empresas utilizam pontes rolantes diariamente, isso exige uma equipe de trabalho bem treinada e preparada para todas as situações, inclusive se ocorrer acidentes.

O certificado deve ser fornecido por instituição reconhecida tanto pelo MEC quanto pelo MTE. Ele dará segurança ao profissional que possui conhecimento adequado e à empresa por saber que seus trabalhadores irão desempenhar um trabalho de qualidade.

O ISC oferece em sua grade o curso de NR 11 presencial e à distância. Se você é empresário e busca formação para seus funcionários entre em contato conosco e solicite mais detalhes. Ou se é profissional e quer melhorar seu currículo acesse nosso site e saiba mais.