NR12 - Máquinas e Equipamentos

Estabelece as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica,que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 184 e 186 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

A NR-12 está vigente desde 2010 e tem por objetivo manter a segurança dos funcionários durante a operação de máquinas e equipamentos. Quando é contratado, o funcionário além de conhecer a empresa e toda sua rotina, é necessário que receba treinamento eficiente para que saiba como operar máquina ou equipamento que fará parte de seu cotidiano.

Caso o funcionário esteja no abate de animais por exemplo, além do conhecimento específico acerca das máquinas, é preciso que o mesmo utilize equipamentos de segurança individual e coletivo, para que assim as atividades sejam realizadas de forma mais tranquila e sem acidentes.

Também são adotados protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas, até seu descarte quando for necessário. Para manter a integridade do funcionário é necessário que ele saiba como proceder em várias situações, tais como: travamento, curto, aumento de velocidade, gargalo, entre outros.

A NR-12 precisa ser aplicada em todos os setores da empresa que possuam máquinas e equipamentos no fluxo de trabalho e que este possa oferecer riscos aos funcionários. Cada tipo de máquina exige procedimentos de segurança distintos, sendo assim a área deve estar bem sinalizada, os EPI's devem fazer parte da rotina, e os funcionários obrigados a usá-los, mesmo muitos deles não se sentindo à vontade com tais normas.

A maior causa de acidente ocorre devido aos funcionários acreditarem que nunca vai acontecer com ele, e por isso deixam de usar botas, protetor auricular, luvas, óculos; é preciso que a empresa tenha forte influência sobre seus funcionários e os conscientize de que quanto maior a segurança, menor o risco de acidentes. Para isso, são necessários treinamentos constantes, inspeção e manutenção nas máquinas e análise dos ambientes que oferecem maior risco.

Você pode melhorar a segurança no seu ambiente trabalho fazendo o curso de NR-12. Para mais informações, basta acessar nosso site. 

Clique aqui para fazer sua matrícula agora mesmo

Conheça nossos cursos:
- Curso NR 10 Básico e SEP
- Curso NR 06 - EPIs
- Curso CIPA
- Curso NR 20 – Segurança com Inflamáveis
- Curso NR 33 – Espaço Confinado
- Curso NR 35 – Trabalho em Altura
- Curso NR 12 – Maquinas e Equipamentos
- Curso de Operador de Caldeiras
- Curso de Primeiros Socorros
- Curso Básico de Combate a Incêndio
- Curso de Operador de Ponte Rolante
- Curso de Manuseio de Produtos Químicos
e OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc