Como a Ergonomia melhora os resultados na sua empresa

NR 17 - Ergonomia

"Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente."

Com o avanço da tecnologia muitas pessoas sairam do campo e foram para a cidade, consequentemente as atividades profissionais sofreram mudanças. As pessoas plantavam, colhiam, cuidavam dos animais, dessa forma se mantinham em movimento.

Atualmente com o uso de computadores, notebook, tablets e celulares modernos é possível realizar o trabalho em qualquer lugar, a qualquer momento, isso faz com que as pessoas se descuidem um pouco de saúde.

Ergonomia é um assunto citado em várias NRs, tais como NR 10, NR 12, NR 18, NR 19, NR 22, NR 28, NR 29, NR 30, NR 31, NR 34, NR 36, além da NR 17. Sendo obrigatória para os trabalhos dos operadores de caixa, seja em supermercado, comércio, telemarketing, call center ou qualquer outra atividade que necessite ficar por um bom tempo em uma mesma posição.

A maioria das empresas realizam suas atividades por meio eletrônico, sendo assim, seus funcionários ficam o dia inteiro sentados, por isso alguns cuidados são necessários, e este é o objetivo da NR 17, manter a integridade e segurança do funcionário durante suas atividades.

Quando um funcionário está desconfortável isso afeta sua produtividade, e isso pode estar relacionado a ruídos, iluminação, temperatura, espaço, entre outros aspectos.

Uma das maiores reclamações de funcionários é com relação a dor nas costas, seja por trabalho sentado ou em pé. É importante que a empresa realize treinamentos e instrua seus funcionários para que mantenham uma posição correta enquanto trabalham. Sentar de frente para o computador, manter as costas ereta, monitor na linha dos olhos, pausas quando necessário, descanso para as pernas, essas medidas não só ajudam os funcionários, mas reduz o número de afastamento por questões de saúde.

Quando um ambiente está muito gelado devido ao ar condicionado isso incomoda algumas pessoas, ao invés de trabalhar normalmente, ela se preocupa com a temperatura, o mesmo ocorre com funcionários que trabalham em salas com pouca luminosidade, é preciso que fiscais avaliem todos os setores da empresa e façam testes, e deixem o ambiente da melhor forma possível para os trabalhadores.

Quer aumentar o seu nível de produtividade e/ou de seus funcionários? O ISC oferece o curso de NR 17 em sua grade, acesse nosso site e saiba mais informações.

Clique aqui para fazer sua matricula no curso de Ergonomia Agora mesmo

Conheça outros cursos que o Instituto Santa Catarina oferece as empresas e trabalhadores.
Curso NR 06 - EPIs
Curso CIPA 
Curso NR 20 – Segurança com Inflamáveis
Curso NR 33 – Espaço Confinado
Curso NR 35 – Trabalho em Altura
Curso NR 12 – Maquinas e Equipamentos
Curso de Operador de Caldeiras
Curso de Primeiros Socorros
Curso Básico de Combate a Incêndio
Curso de Operador de Ponte Rolante
Curso de Manuseio de Produtos Químicos
OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc