Saiba a importância de usar botina de segurança

O objetivo principal do empregador deve ser dar andamento ao seu empreedimento registrando o menor número de acidentes possível. Orientando seus trabalhadores a usarem EPI's e inserir novas medidas de prevenção. Queda de objetos geralmente são a maior causa de acidentes seja por falta de atenção, cuidado ou mesmo por esquecimento. Por essa razão é importante usar botina de segurança.

Entre os diversos EPI's se destaca a botina de segurança. Devido seu material ser mais resistente que os calçados do dia a dia, muitos trabalhadores acham incômodo e as vezes deixam de usá-lo. Porém é importante lembrar que a botina evita cortes, lesões, e machucados decorrentes da queda de materiais e/ou objetos durante o trabalho.

Outro detalhe importante e que deve ser lembrado é com relação ao horário que os EPI's devem ser usados. As vezes o trabalhador permanece com as botas mesmo após terminado seu expediente, isso contribui para seu desgaste, contaminação, e transporte de bactérias vindos do meio externo.

A botina de segurança deve ser usada por todos os trabalhadores de acordo com a atividade realizada. Caso se recuse a usar sem justificativa poderá receber advertência, assim como seu empregador.

A botina protege nas seguintes situações

  • * queda de materiais em cima dos pés;
  • * queda em piso molhado (evita escorregões);
  • * descargas elétricas (protege de choques elétricos);
  • * queimaduras causadas por produtos químicos;
  • * acidentes com pregos, cacos de vidros e arames;
  • * batidas, tropeções, ou trombadas em pedras, superfície dura, etc.

É importante ressaltar que existem vários tipos de botina, cada qual destinada a uma atividade específica. O empregador deve estar atento a esse detalhe.

De acordo com a NR 6 todo e qualquer EPI deve ser usado somente para a finalidade a qual se destina, devendo ser deixado na empresa após seu uso. Ele também deve ser trocado quando apresentar defeito ou não atender mais aos requisitos de segurança. O funcionário deve ser responsável por guardá-lo ao final do seu horário e mantê-lo sempre limpo e boas condições de uso.