Qual profissional está apto a trabalhar com a NR 10?

Quem pode trabalhar com eletricidade - Instituto SCA Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, prevê a saúde e segurança do trabalho nos serviços que envolvam eletricidade, de forma a garantir integridade física dos funcionários que estão envolvidos de forma direta ou indireta na prestação de serviços.

Para realizar atividades nesta área é preciso que o profissional esteja preparado e tenha conhecimento adequado, para que saiba atuar de forma correta nas mais diversas situações. Não somente na realização do seu trabalho, mas também em situações de riscos, ou na ocorrência de acidentes.

A NR 10 determina os profissionais que estão habilitados para executar essas atividades, e nos mostra a diferença entre o profissional qualificado, habilitado e capacitado. Muitas vezes ocorre o erro de pensarmos se tratar do mesmo profissional, no entanto a NR nos explica a diferença.

Profissional qualificado

É considerado profissional qualificado todo aquele que conseguir comprovar formação e conclusão em curso específico na área elétrica e que o mesmo seja autorizado e reconhecido pelo MEC. Faz parte desse grupo por exemplo, profissionais que tenham realizado o curso Elétrica Industrial reconhecido pelo MEC. Conforme consta no item 10.8.1.

Profissional habilitado

Profissional habilitado é todo aquele que tenha sido anteriormente qualificado, e também que possua registro no conselho de classe. Faz parte desse grupo por exemplo, um profissional que tenha formação em Engenharia Elétrica, o qual deverá ter seu registro no CREA, órgão competente. Conforme consta no item 10.8.2.

Profissional capacitado

Faz parte do grupo de profissionais capacitados, todo aquele que tenha recebido capacitação de um profissional habilitado e autorizado, e que realize suas atividades sob sua supervisão. Tanto o capacitação, como responsabilidade, deverão ser direcionadas ao profissional habilitado e autorizado, conforme item 10.8.3.

É importante que a empresa esteja ciente da condição individual de cada funcionário, e que este seja direcionado às atividades de acordo com sua formação e capacidade. Tal cuidado é necessário para que os riscos de acidentes sejam minimizados, e no caso de ocorrer acidentes, o profissional saiba a maneira correta de agir.

O ISC oferece diversos cursos em sua grade, entre eles o de NR 10. É importante que os profissionais de sua empresa tenham formação e sejam certificados. Para isso, entre em contato conosco e solicite mais informações.