Qual a importância de usar EPC?

Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é todo equipamento que tem por objetivo garantir a segurança do maior número de pessoas possível. Diferente dos EPI's que são usados individualmente, os EPC's são instalados por toda a empresa e sinalizados. Por isso faz-se necessário que os trabalhadores sejam orientados quanto ao seu uso.

O uso do EPC é abordado nas NR-9 e NR-4. De acordo com a NR-4 é responsabilidade do SESMT avaliar cada ambiente, colocar em prática medidas de segurança e assim eliminar possíveis riscos.

Diferença entre EPI e EPC

EPI abrange equipamentos de proteção individual como botas, capacete, luvas, protetor auricular, entre outros. EPC por sua vez são equipamentos de proteção coletiva como corrimão de escadas, exaustores de gases e fumaças tóxicas, pontes, etc. Ambos tendem a aumentar a segurança do trabalhador.

Muitos acreditam que extintores são EPC porém eles são usados apenas quando há indício de fogo ou incêndios. Ele é usado após acontecer o acidente, não o evita.

Vantagens do EPC

  • - não oferece incômodo ao trabalhador;
  • - protege várias pessoas ao mesmo tempo;
  • - melhor custo a médio e longo prazo;
  • - não exige fiscalização de uso;
  • - mais fácil para controlar e fazer manutenção;
  • - melhora a qualidade de vida;
  • - aumenta a produtividade; entre outras.

Quando precisar escolher entre EPI e EPC a empresa deverá optar pelo segundo. Eles dispensam supervisão, os custos são menores, e não há imposição quanto a seu uso.

O uso do EPC ajuda a diminuir consideravelmente o número de acidentes por isso é importante difundir uma cultura de segurança, oferecer treinamentos, orientações e mensurar os acidentes que ocorrem.

Trabalha na área e não possui certificado? Quer ampliar seus conhecimentos? Entre em contato com a equipe do ISC e escolha um de nossos cursos. Quanto maior o aprendizado, menores serão os riscos de acidentes.