Quais são as regras para trabalho home office?

Entre as diversas mudanças que ocorreram na relação empregador x empregado o trabalho home office tem sido uma das maiores. Ele permite que grande parte das atividades sejam realizadas à distância, ou seja, na residência do empregado. É importante distinguir trabalho externo de home office.

O trabalho externo é aquele em que o empregado vai até a empresa, registra sua entrada e pode permanecer ou não em suas dependências. É considerado trabalho externo vendedores, lixeiros, prestadores de serviço, entre outros.

Por outro lado, trabalho home office é aquele em que o empregado tem na sua casa estrutura semelhante à da empresa. Muitas vezes ele não precisa se deslocar, a comunicação pode ser feita por e-mail, telefone, e o registro do cartão ponto pode ser pela internet.

O que muitos trabalhadores desconhecem é que mesmo trabalhando na própria casa é preciso seguir as orientações de segurança da CIPA para evitar dores, lesões, e outras doenças ocupacionais.

Regras para trabalho home office

  • - o ambiente deve ser bem arejado, iluminado e livre de ruídos;
  • - respeitar Ergonomia com relação à posição de mesa, cadeira, monitor, teclado, etc.;
  • - fazer as pausas conforme função desempenhada; 
  • - exercitar mãos/braços para evitar LER;
  • - manter postura confortável evitando dores na lombar e outros agravos; etc.

É importante salientar que mesmo não estando sob fiscalização do empregador, da CIPA e/ou SESMT o empregado deve seguir tais regras regularmente. A prioridade deve ser promover um ambiente saudável, seguro e livre de riscos.

Outro fato importante é que se a empresa não possuir uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) deve designar um responsável para fazer cumprir as Normas Regulamentadoras.

A empresa em que trabalha possui essa modalidade? Você tem experiência trabalhando home office? Lembre-se de compartilhar essa matéria nas redes sociais.