Quais os riscos de trabalhar sentado?

Desde que o computador foi adotado como ferramenta de trabalho ficar sentado no escritório grande parte do tempo tornou-se algo comum. De acordo com a NR-17 Ergonomia ficar muito tempo na mesma posição pode causar doenças ocupacionais. 

Trabalhar sentado é mais cômodo, prático e fácil porém estimula o sedentarismo. Boa parte dos profissionais que trabalham nessas condições não praticam exercícios ou fazem qualquer atividade física. Essa situação tem influência direta na saúde ocupacional.

O corpo humano é desenvolvido para se manter em movimento, saudável e queimar energia mas quando fazemos constantes pausas pode sofrer com dores, cãimbras e inchaço. De acordo com alguns médicos o sedentarismo pode provocar diabetes. O risco é maior em pessoas que trabalham em escritórios.

Como evitar doenças ocupacionais

  • * Pessoas que ficam sentadas por um longo período tendem a desenvolver LER (lesões por esforço repetitivo) a opção é manter-se em movimento sempre que for possível;
  • * De acordo com estudos uma pessoa precisa caminhar pelo menos 10.000 passos/dia. Para ter controle é necessário instalar um aplicativo no celular que faz o cálculo durante todo o dia.
  • * Independente da função o importante é respeitar as pausas. Sejam elas de 15, 20 ou 30 minutos. Além de ir ao banheiro, tomar água, buscar papéis na impressora, etc.
  • * Diversas empresas oferecem a ginástica laboral mas devido a correria ou pressão do dia a dia muitos profissionais deixam de participar.
  • * Toda mudança começa com um pequeno passo. Deixar de ser sedentário exige força de vontade, determinação e persistência. É uma atitude que precisa ser treinada todos os dias.

A função, o setor, horário de trabalho não são desculpas para manter o corpo parado. Tudo começa com pequenas mudanças como ir à padaria a pé, ir para o trabalho caminhando, participar da ginástica laboral o máximo de vezes possível, entrar na academia, praticar corrida, etc.

Você pratica alguma atividade física? Na empresa em que trabalha há ginástica laboral? Conte-nos sua experiência e compartilhe esse post nas redes sociais.